Hoje é Dia Internacional do Brincar. O “World Play Day” ou Dia Mundial do Brincar é celebrado em 25 países entre eles estão México, Argentina, França, Brasil, Japão, Itália, Chipre, Holanda e Portugal.
Por iniciativa da então presidente da International Toy Library Association(ITLA), Freda Kim, o Dia Internacional do Brincar foi criado em Tóquio no ano de 1999 durante a 8.ª Conferência Internacional de Ludotecas.
Segundo o artigo 31.º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, reforçando que brincar é um direito, uma fonte inesgotável de alegria, uma actividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano e essencial para a saúde física e mental.
A ordem dos enfermeiros refere que “brincar é a principal actividade da criança. É essencial que os pais e educadores compreendam que as brincadeiras e os jogos favorecem o desenvolvimento físico, psíquico, intelectual e social, sendo de primordial importância a evolução do desenvolvimento da criança na interacção com os outros. Uma criança que não brinca chama tanto a atenção como uma que não coma, pelo que, podemos considerar que brincar é uma necessidade básica, uma experiência rica e complexa.”.