Assinala-se a 11 de fevereiro, o Dia Europeu do 112.
Criado em 1991, o Número Europeu de Emergência 112, é desde 2008 o único número de emergência que pode ser usado de qualquer telefone fixo, móvel ou telefone público, permitindo aceder gratuitamente aos serviços de emergência, em qualquer país da União Europeia,.
Em Portugal o número europeu de emergência 112 é atendido em primeira linha por uma Central de Emergência da Polícia de Segurança Pública (PSP) e conta com um Centro de Coordenação Nacional e 4 Centros Operacionais (Norte, Sul, Açores e Madeira). Estes Centros Operacionais garantem o atendimento a nível regional das chamadas efetuand a triagem e o encaminhamento das mesmas para a entidade com responsabilidade na sua resolução (forças de segurança, apoio médico, bombeiros, entre outros).
Segundo dados da PSP, o serviço 112 em Portugal atende diariamente entre 20.000 e 25.000 chamadas, num total anual de mais de sete milhões de contactos, das quais, apenas cerca de 35% se revertem de alguma utilidade para as entidades envolvidas no socorro e resposta de emergência, isto é, são de fato emergência. Os restantes 65% das chamadas são não emergentes ou são falsas.
– Descoberta de crianças e seniores perdidos, nomeadamente aderentes aos programas da PSP “Estou Aqui Crianças” e “Estou Aqui Adultos”, para comunicar a sua localização e número da pulseira;
Em 2020 foram atendidas pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM 1.308.757 chamadas de emergência transferidas pelo 112, chamadas que deram origem ao acionamento de 1.171.878 meios de emergência, desde ambulâncias (de socorro, de emergência médica, de suporte imediato de vida ou de transporte inter-hospitalar pediátrico), unidades móveis de intervenção psicológica de emergência, motociclos de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros.
Após receber a chamada transferida pela Central 112, o INEM inicia um processo de localização, triagem e aconselhamento.
O INEM alerta:
O que fazer?
Informe, de forma simples e clara:
- A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência. Esta localização é imprescindível para enviar a ajuda necessária, devendo ser o mais completa possível;
- O número de telefone do qual está a ligar;
- O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
- O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
- As queixas principais e as alterações que observa.
Só assim é possível ao INEM enviar os meios de socorro adequados à condição clínica das vítimas.
O que não fazer?
- Nunca desligar a chamada de emergência até que lhe digam que o pode fazer;
- Não fazer chamadas falsas para o 112. Use este número apenas em caso de emergência.
Para ajudar, basta manter a calma e responder às questões colocadas pelos operadores, seguindo todas as indicações.
Assinala-se hoje também o Dia Mundial do Doente, data que foi instituída em 1992, pelo Papa João Paulo II.