“Habemus Papam” – Leão XIV é o sucessor do Papa Francisco

Habemus Papam

Habemus Papam” — Papa Leão XIV é o sucessor do Papa Francisco

 

Depois da morte do Papa Francisco, o conclave para eleger o novo papa estava reunido desde ontem, 7 de maio, e já hoje, pelas 18h07 o tão esperado fumo branco começou a sair da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, no Vaticano.

O fumo branco representa o tradicional “Habemus Papam”, ou seja, foi eleito o sucessor de Francisco, eleição confirmada pelo badalar dos sinos da Basílica de São Pedro.

O 267.º papa foi eleito na quarta votação do Conclave, chama-se Robert Francis Prevost, tem 69 anos, é norte-americano, tendo escolhido o nome de Leão XIV.

Biografia breve do novo papa

Primeiro papa agostiniano, é o segundo pontífice americano depois de Francisco, embora, ao contrário de Bergoglio, Robert Francis Prevost, de 69 anos, é originário do norte do continente.

O novo bispo de Roma nasceu a 14 de setembro de 1955 em Chicago, Illinois, filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola.

Passou a infância e a adolescência com a família e estudou primeiro no Seminário Menor dos Padres Agostinianos e depois na Villanova University, na Pensilvânia, onde se formou em Matemática e estudou Filosofia. Foi noviço da Ordem de Santo Agostinho em St. Louis.

Estudou na Catholic Theological Union em Chicago, graduando-se em Teologia. Aos 27 anos, foi enviado a Roma para estudar Direito Canónico na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino (Angelicum).

Em 1985 foi enviado para a missão agostiniana em Chulucanas, Piura, Peru (1985–1986) e em 1987 foi nomeado Diretor de Vocações e Diretor de Missões da Província Agostiniana “Mãe do Bom Conselho” em Olympia Fields, Illinois (EUA).

No ano seguinte, ingressou na missão de Trujillo, também no Peru, como diretor do projeto de formação comum para os aspirantes agostinianos dos vicariatos de Chulucanas, Iquitos e Apurímac.

Em 1999, foi eleito prior provincial da Província Agostiniana “Mãe do Bom Conselho” de Chicago, e dois anos e meio depois, no Capítulo Geral Ordinário da Ordem de Santo Agostinho.

Em outubro de 2013, retornou à sua província agostiniana, em Chicago, e foi diretor de formação no convento de Santo Agostinho, primeiro conselheiro e vigário provincial, cargos que ocupou até que o Papa Francisco o nomeou, em 3 de novembro de 2014, administrador apostólico da diocese peruana de Chiclayo, elevando-o à dignidade episcopal como bispo titular de Sufar.

Entrou na diocese a 7 de novembro, na presença do Núncio Apostólico James Patrick Green, que o ordenou bispo.

Em 26 de setembro de 2015, foi nomeado bispo de Chiclayo pelo pontífice argentino e, em março de 2018, foi eleito segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana, na qual também foi membro do Conselho Económico e presidente da Comissão de Cultura e Educação.

Em 2019, por decisão de Francisco, foi incluído entre os membros da Congregação para o Clero em 13 de julho de 2019 e, no ano seguinte, entre os membros da Congregação para os Bispos (21 de novembro).

Em 30 de janeiro de 2023, o Papa o chamou a Roma como Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, promovendo-o a arcebispo e no Consistório de 30 de setembro do mesmo ano tornou-se cardeal.

 

[Bibliografia e imagem: Vaticano]

Partilhe o Artigo

Leia também

Comentário