Agendada para se iniciar às 00:00 desta 6ª feira (7 de dezembro) e com fim previsto para as e as 24h00 do mesmo dia, a greve da amanhã dos trabalhadores ferroviários poderá paralisar os comboios a 100%, a fazer fé em dados sindicais.
O tribunal arbitral decidiu, por unanimidade, que não haveria serviços mínimos ou transportes alternativos, para além dos definidos por lei. (Isto é os comboios em marcha à hora do início da greve circulam até ao seu destino, os comboios socorro e os de transporte de mercadorias perigosas também se realizam).
A CP emitiu, entretanto, o seguinte comunicado:
Greve – fortes perturbações na circulação a 7 de dezembro
Por motivo de greve convocada por diversas organizações sindicais prevêem-se supressões de comboios a nível nacional em todos os serviços no dia 7 de dezembro.
Não foram definidos serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social.
Não serão disponibilizados transportes alternativos.
Aos Clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional, Regional e Celta, a CP permitirá o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos. Estes pedidos devem ser apresentados nas bilheteiras ou no formulário de contactos, até 10 dias após terminada a greve.