As 04h00, embora ainda se encontrassem ainda no terreno 142 bombeiros em Santo Isidoro e 113 em Vila Franca do Rosário, estes incêndios estavam dados por dominados.
O mesmo não sucede infelizmente com o fogo que deflagrou em Jerumelo/Vale da Guarda, que ainda não está dominado e em cujo cenário ainda trabalham 46 meios e 164 efectivos dos bombeiros.
As únicas informações da protecção civil municipal de Mafra resumiram-se a um curtíssimo comunicado que anunciava a activação do plano municipal de protecção civil, remetendo mais informação para a Autoridade Nacional Protecção Civil :
A Comissão Municipal de Proteção Civil declarou o acionamento do Plano Municipal de Emergência, devido ao número de ocorrências de incêndios florestais no Concelho de Mafra e aos necessários meios operacionais empenhados no combate, de modo a prestar apoio de forma coordenada e consistente.
A informação relativa aos focos de incêndio ativos e aos meios disponíveis no terreno está disponível no site da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
E a uma lacónica informação difundida à 00h40, actualizada às 03hoo, onde se dava conta dos efectivos e meios globais utilizados, bem como, na última comunicação, do domínio dos incêndios de Sto. Isidoro e Vila Franca do Rosário:
Incêndios ativos – Santo Isidoro (dominado), Vale da Guarda/ Jerumelo e Vila Franca do Rosário (dominado)
Operacionais – 396
Veículos – 118