Já arrancou mais uma edição das Festas de Torres Vedras.
As Festas decorrem até ao próximo dia 12 de novembro e o programa conta com música e desporto, para além dos festivais do pastel de feijão e do vinho, entre outras iniciativas.
O programa para hoje é o seguinte:
17h30 – Merenda do Acordeão com Vítor Apolo
Local: Café O Chave, Torres Vedras
Nas Merendas do Acordeão, inseridas no Festival Acordeões do Mundo, poderá desfrutar da sonoridade do acordeão, com atuações de tocadores tradicionais, e provas de vinhos doc, queijo saloio e doces tradicionais.
Das 19h00 às 01h00 – Tasquinhas
Local: Pavilhão Multiusos, Parque Regional de Exposições
Com representação das 13 freguesia do Concelho de Torres Vedras as Tasquinhas trazem à cidade o melhor da gastronomia, vinhos e doçaria local.
Diariamente haverá um programa diversificado que animará quem por lá passa.
21h30 – Concerto com Nenny (primeira parte com Curly)
Local: Pavilhão do Sporting Clube de Torres
NENNY, a.k.a. Marlene Tavares, nasce em 2002, em Vialonga, perto de Vila Franca de Xira, onde reside atualmente.
A música chega-lhe cedo. Cresce com os pais, ambos cabo-verdianos, num ambiente musical rico em funanás, kizomba e outros ritmos africanos. É neste contexto, e com apenas 10 anos, que se aventura na escrita da sua primeira letra para uma canção, abordando temas como o racismo e o preconceito.
Nos anos seguintes, NENNY começa a refugiar-se na música para melhor expressar as suas ansiedades, reflexões e vivências, mas apenas lança a primeira canção em 2019, o single “Sushi”.
O single seguinte “Bússola” é lançado apenas dois meses depois, reforçando a rápida afirmação de NENNY na nova cena do Hip Hop português. Além do reconhecimento do público, traduzido em milhões de views no YouTube e outros tantos milhões de plays no Spotify e Apple Music, a artista conquista a crítica especializada e o apreço de músicos como Richie Campbell, Deejay Telio e Dino D’Santiago.
Em 2020 edita o EP de estreia “AURA”, coroando o desfile meteórico de singles de sucesso “Sushi”, “Bússola”, “21” e o muito especial “Dona Maria”, dedicado à mãe. Em conjunto, estes temas somam mais de 50 Milhões de streams, tendo colocado NENNY numa trajectória ímpar na música portuguesa, numa altura em que esta menina-prodígio tinha apenas 18 anos.
Bilhetes: 5 €
Á venda Posto de Turismo de Torres Vedras, Posto de Turismo de Santa Cruz, Museu Municipal Leonel Trindade, Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, Teatro-Cine de Torres Vedras (em dias de espetáculo, a partir das 18h00), FNAC, CTT e Worten.
Entrada gratuita para crianças até aos 9 anos (inclusive)
22h00 – Música com Além Fado
Local: Pavilhão Multiusos, Parque Regional de Exposições de Torres Vedras
Este projeto inicia-se com a colaboração musical entre Mónica Severino (vencedora de uma das edições da “Grande Noite do Fado – Lisboa”) e Rodrigo Maurício (mais de 35 anos de carreira), da qual nasceu a ideia de o Fado e a Música Tradicional se juntarem ao acordeão. Foi a base de início de trabalho e comunhão de ideias.
Seguiu-se a escolha de um repertório que fosse do conhecimento geral do público, com a inclusão de ambientes sonoros diferentes e intimistas, mas que não fugisse às características das composições originais.
A inclusão da percussão, ao cuidado de Rui Pedro Martins (percussionista/baterista em diversas bandas), mesmo com carácter muito subtil mas presente e com sonoridades quentes, levou a uma maior liberdade rítmica e ao desenvolvimento de mais partes instrumentais, onde o improviso é sempre possível e presente.
O gosto partilhado pelos três elementos, o estilo musical de cada um, os ambientes criados por cada tema, levam a que seja um espetáculo apostado em agradar a todos os tipos de público.
Com a crescente procura por este agrupamento, pensou-se na inclusão de um momento instrumental que marcasse um intervalo na voz, assim sendo entrou Rita Nunes (Aluna de Rodrigo Maurício e parte integrante do Núcleo de Acordeão do Clube Académico de Penafirme), para que em Duo com o seu professor, nos fizesse entrar num novo ambiente que complementa tudo o que atrás foi apresentado.
De 27 de outubro a 12 de novembro – Exposição de máquinas agrícolas antigas
Local: Parque Regional de Exposições de Torres Vedras
Nesta mostra poderá ficar a conhecer as antigas máquinas com que se trabalhava os campos antigamente. Verdadeiras relíquias!
Exposição de jogos e brinquedos tradicionais do concelho de Torres Vedras: “No meu tempo era assim…”
Local: Atelier dos Brinquedos
Patente: até 29 de janeiro 2023
No meu tempo era assim… Numa época em que brincar já não é o que era, vimos reavivar memórias para uns e mostrar novas brincadeiras para outros.
Nesta exposição pretende-se, de forma lúdica e pedagógica, mostrar como era e continua a ser importante a criatividade em algo tão simples como brincar.
[Imagens: CMTV/Montagem de capa: Jornal de Mafra]