Já arrancou mais uma edição das Festas de Torres Vedras.
As Festas decorrem até ao próximo dia 12 de novembro e o programa conta com música e desporto, para além dos festivais do pastel de feijão e do vinho, entre outras iniciativas.
O programa para hoje é o seguinte:
De 27 de outubro a 12 de novembro – Exposição de máquinas agrícolas antigas
Local: Parque Regional de Exposições de Torres Vedras
Nesta mostra poderá ficar a conhecer as antigas máquinas com que se trabalhava os campos antigamente. Verdadeiras relíquias!
10h30 – Merenda do Acordeão com Tino Costa
Local: Mercado Municipal de Torres Vedras
Nas Merendas do Acordeão, inseridas no Festival Acordeões do Mundo, poderá desfrutar da sonoridade do acordeão, com atuações de tocadores tradicionais, e provas de vinhos doc, queijo saloio e doces tradicionais.
17h30 – Inauguração da exposição de jogos e brinquedos tradicionais do concelho de Torres Vedras
Local: Atelier dos Brinquedos
Patente; 28 de outubro a 29 de janeiro 2023
No meu tempo era assim… Numa época em que brincar já não é o que era, vimos reavivar memórias para uns e mostrar novas brincadeiras para outros.
Nesta exposição pretende-se, de forma lúdica e pedagógica, mostrar como era e continua a ser importante a criatividade em algo tão simples como brincar.
17h30 – Merenda do Acordeão com Emanuel Soares
Local: Roots, Torres Vedras
Nas Merendas do Acordeão, inseridas no Festival Acordeões do Mundo, poderá desfrutar da sonoridade do acordeão, com atuações de tocadores tradicionais, e provas de vinhos doc, queijo saloio e doces tradicionais.
Das 19h00 às 01h00 – Tasquinhas
Local: Pavilhão Multiusos, Parque Regional de Exposições
Com representação das 13 freguesia do Concelho de Torres Vedras as Tasquinhas trazem à cidade o melhor da gastronomia, vinhos e doçaria local.
Diariamente haverá um programa diversificado que animará quem por lá passa.
21h30 – Festival Acordeões do Mundo com Walter Hidalgo: Ë T N I K O
Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/6
Bilhete: 5 €
Étniko é uma rutura na carreira do músico argentino Walter Hidalgo que deixa a sua zona de conforto para iniciar um percurso na world music.
As composições, poéticas e musicais, são uma viagem pela distintas vertentes rítmicas da américa do sul, onde a pulsação urbana se mistura com os sons das aldeias.
A era pós Piazzolla já chegou, mas encontra-se lá, como uma lembrança irredutível que longe de se afastar se aproxima do jazz, do candombe, da bossa e dos íntimos e subtis géneros musicais do folclore argentino.
No auge da sua carreira, Walter Hidalgo é música em movimento.
Walter Hidalgo: Bandoneón, Voz, arranjos e composição
Hugo Correia: Contrabaixo
Sebastián Scheriff: Percussão
22h00 – concerto com Contrapé
Local: Pavilhão Multiusos, Parque Regional de Exposições de Torres Vedras
Com dois álbuns publicados nas várias plataformas digitais, Contrapé assume-se como um projeto pessoal do ator e músico Lourenço Henriques, que conta neste laboratório com os músicos Miguel Nogueira, Gonçalo Silva, Maria Campos e Samuel Dias.
As sonoridades rock e folk sobressaem na personalidade musical de Contrapé, cujos concertos – sempre diferentes – apresentam alguns dos temas que compõem os seus dois álbuns de originais, mas visitam também várias canções emblemáticas da história recente da música portuguesa.
[Imagens: CMTV/Montagem de capa: Jornal de Mafra]