A 5 de Janeiro de 2016, pelas 16h00, aguardava-se a chegada da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, para presidir à cerimónia da inauguração (oficial) da Loja do cidadão de Mafra.
Para aém da Srª Ministra, a cerimónia contou com a presença de dois secretários de estado, Graça Fonseca, Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa e do então Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade.
A Loja do Cidadão de Mafra foi instalada no antigo quartel dos bombeiros de Mafra tendo sido aí também instalados os serviços das Finanças e da Segurança Social. O edifício foi adquirido pelo Município de Mafra por 800 mil euros e as obras orçaram cerca de 1,2 milhões de euros.
O novo edifício passou também a ser a sede da Assembleia Municipal, contando com um Salão Nobre e com gabinetes para todos os partidos com assento quer na Assembleia Municipal, quer na Câmara Municipal.
A este propósito, estranha-se que, tratando-se de um edifício equipado de raiz, sempre que, no decurso de uma Assembleia Municipal, se verifica a necessidade de fazer uma apresentação multimédia, a presidência da assembleia tem de abandonar o seu lugar, para que seja possível ver o ecrãn sem interferências.
Segundo números ontem divulgados, deste a sua abertura, a Loja do Cidadão de Mafra registou aproximadamente 353 mil atendimentos, divididos pelas diversas entidades ali representadas. Durante o ano de 2017 a média foi de 592 de atendimentos por dia.