Exército Português realizou Exercício FÉNIX em Mafra [Vídeo]
Termina hoje, 15 de novembro, o Exercício FÉNIX 24, que durante esta semana decorreu no concelho de Mafra. Organizado pelo Exército Português, contou com o apoio e participação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, do Instituto Nacional de Emergência Médica, da Cruz Vermelha Portuguesa, do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa, e de várias Corporações de Bombeiros e de outros Agentes de Proteção Civil.
Este foi o maior exercício realizado no país, visando treinar e aperfeiçoar as capacidades de Apoio Militar de Emergência, de modo a reforçar a interoperabilidade dos diversos Agentes de Proteção Civil, na resposta a uma situação de emergência complexa, resultante da ocorrência de um sismo de grande magnitude na sub-região de Lisboa.
O exercício juntou em Mafra duas centenas de operacionais apoiados por mais de 70 viaturas, agentes que testaram capacidades e validaram a resposta coordenada do Sistema de Apoio Militar de Emergência do Exército, às solicitações de apoio da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Na tarde de ontem, o exercício contou com a visita do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Nunes da Fonseca, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão.
O Exercício FÉNIX 24 visou treinar a capacidade de resposta das diferentes valências do Sistema Integrado de Apoio Militar de Emergência do Exército às solicitações de apoio da estrutura de Proteção Civil, com destaque para as capacidades de Comando, Controlo e Comunicações, Busca e Salvamento Terrestre, Engenharia Militar, Apoio Sanitário, Cinotécnica no contexto de uma emergência complexa decorrente de um cenário de extrema exigência e coordenação.