Estudantes de Mafra juntam-se à Greve Climática Estudantil
Está agendada para a próxima 6ª feira, 24 de maio, uma nova Greve estudantil climática que terá lugar um pouco por todo o Mundo.
Em Portugal, os jovens das escolas portuguesas vão aderir à greve internacional pelo clima com manifestações marcadas para várias (48) localidades portuguesas, entre elas Mafra.
A 15 de maio realizou-se em Portugal a 1ª greve estudantil pelo clima, greve que contou com cerca de 20 mil participantes.
O objetivo dos estudantes é “chamar à atenção das entidades governamentais, neste caso o governo de Portugal, para a urgência que enfrentamos” exigindo “ao governo que faça da resolução da crise climática a sua prioridade, cumprindo com seriedade o Acordo de Paris e as metas ambientais estabelecidas pela União Europeia”.
No manifesto desta iniciativa pode ler-se:
“Nós, jovens e estudantes, temos de lutar agora e exigir a quem está no poder que dê prioridade absoluta à resolução da crise climática. Não protestamos as alterações climáticas:
-
-
- Protestamos pela inação por parte dos governos face às alterações climáticas. Esta é verdadeiramente uma luta nossa!
- Exigimos ao governo português que faça da resolução da crise climática a sua prioridade.
- Fazemos esta greve para chamar à atenção para o problema da crise climática e apelar à sua urgente resolução, de maneira a limitar o aquecimento global a 1.5ºC, como acordado internacionalmente.”
-
Os estudantes de Mafra decidiram juntar-se a esta iniciativa e na próxima 6ª feira, 24 de maio, vão fazer uma manifestação à porta da Escola Secundária José Saramago, às 8h30, e às 10h30 iniciarão uma marcha até à Câmara de Mafra.