O tempo vai mudar a partir de hoje em Portugal continental (vem aí chuva e frio)
A partir de hoje, 25 de Abril, “haverá uma mudança significativa do estado do tempo em Portugal continental”. Quem o diz é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Esta mudança trará “precipitação, que será de neve nos pontos mais altos das serras das regiões Norte e Centro, associada a uma descida da temperatura”.
É esperada chuva a partir de hoje, estando inicialmente prevista “apenas no Norte e Centro, e em geral fraca, estendendo-se ao restante território e intensificando no dia 26”.
O tempo continuará instável -“devido à passagem de uma superfície frontal fria” – pelo menos até domingo, dia 28, sendo esperada “ocorrência de aguaceiros, mais frequentes e intensos nas regiões Norte e Centro, que poderão ser acompanhados de trovoada e ocasionalmente ser de granizo”.
Está prevista a “queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, descendo a cota para altitudes acima dos 1200 metros a partir da tarde de dia 26”.
O vento vai intensificar, “em especial nas terras altas e na faixa costeira”, sendo que hoje, dia 25, “poderá soprar com rajadas até 60 km/h”.
As temperaturas, sobretudo a máxima, deverão começar a descer já hoje, sendo esperada uma descida de até 5.°C nas regiões Norte e Centro. A descida deverá “estender-se a todo o território de forma gradual, até domingo, dia 28” altura em que se verificarão “valores ligeiramente inferiores à média para a altura do ano”.
Assim, no fim de semana, esperam-se temperaturas:
- Mínimas inferiores a 10.°C na generalidade do território, exceto em alguns pontos da faixa costeira a sul do Cabo Carvoeiro, sendo inferiores a 5.°C no interior Norte e Centro.
- Máximas que não devem ultrapassar os 20.°C, excetuando alguns locais da costa sul do Algarve, e não ultrapassando os 15.°C em muitos locais do Norte e Centro.