Esta noite é noite de Lua Cheia de Neve

Lua Cheia de Neve

Esta noite é noite de Lua Cheia de Neve

 

Lua Cheia é uma das quatro as fases da lua (nova, crescente, cheia e minguante) e representa o momento em que Terra, lua e Sol estão perfeitamente alinhados.

Esta noite é noite de Lua Cheia, é noite de Lua Cheia de Neve, embora o estado do tempo poderá bloquear a sua observação.

O seu nome, “Lua Cheia de Neve”, refere-se à segunda lua cheia do ano, frequentemente associada a fortes nevões na América do Norte e na Europa.

A lua está a 384.400 quilómetros da Terra e à medida que as fases da lua mudam, muda também a sua distância dela à Terra. Os dois momentos em que a lua estará mais próxima da Terra em 2024 ocorrem em setembro e outubro, são as chamadas super luas.

Vamos lá saber mais, sobre a Lua Cheia de Neve, também conhecida como “Lua de Neve”.

Origem e Nome:

De acordo com tradições dos nativos norte-americanos, toda lua cheia de fevereiro recebe o nome de Lua de Neve. Esse nome deriva das nevascas que ocorrem em algumas regiões do mundo nesta época do ano.
Algumas tribos também a chamavam de “Lua da Tempestade” ou “Lua da Fome”, devido à escassez de alimentos trazida pelo inverno rigoroso.

Observação no Céu:

A Lua de Neve poderá ser observada no céu durante as noites de sexta, sábado (ápice) e domingo.
Ela estará tão brilhante e esplendorosa quanto qualquer outra lua cheia, sem diferenças na sua luminosidade.

Significados Culturais:

  • Calendário Hebreu: Esta lua cheia marca a festa do Purim, onde as pessoas se fantasiam e trocam presentes, celebrando a salvação dos judeus do extermínio durante o Império Persa.
  • Cultura Oriental: Marca o festival das lanternas, a primeira noite de lua cheia do Ano Novo chinês.
  • Tradição Purnimanta (Calendário Hindu): Hoje é o Magha Purnima, último dia do mês de Magha.
  • Budismo: Corresponde ao Māgha Pūjā, um dos festivais mais importantes do ano, que celebra o encontro de Buda com 1.250 de seus primeiros discípulos e a criação de uma comunidade ideal.

 

Partilhe o Artigo

Leia também