Escolas de Mafra e Torres Vedras na 13.ª edição da “Escola Electrão”
A 13.ª edição da “Escola Electrão” decorreu entre setembro de 2023 e junho de 2024 e foram recolhidas cerca de 360 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, a nível nacional. Sendo:
- 15 toneladas de pilhas
- 7 toneladas de lâmpadas
- 337 toneladas de outros equipamentos elétricos usados (telemóveis, computadores, ventoinhas, torradeiras, entre outros aparelhos).
Entre as escolas que participaram ativamente nesta edição do programa, 59 são do distrito de Lisboa e recolheram mais de 29 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados no último ano letivo. 30 escolas do distrito de Lisboa conquistaram cheques-prenda com um valor global de 3.375 euros que poderão ser trocados por novos equipamentos elétricos.
Entre as escolas do distrito de Lisboa que participaram ativamente nesta edição do “Escola Electrão” encontram-se três do concelho de Mafra e duas do concelho de Torres Vedras.
Mafra
Escola Básica da Venda do Pinheiro
Recolhidos: 266 kg de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos e 4 kg de pilhas
Escola Básica e Secundária Professor Armando de Lucena (Malveira)
Recolhidos: 463 kg de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos e 7 kg de pilhas
Jardim de Infância Beatriz Costa (Charneca)
Recolhidos: 154 kg de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos e 35 kg de pilhas
Torres Vedras
Escola Básica São Gonçalo
Recolhidos: 177 kg de pilhas – Prémio: 150€
Escola Secundária Madeira Torres
Recolhidos: 887 kg de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, 2 kg de lâmpadas e 26 kg de pilhas – Prémio: 75€
As escolas participantes recebem pontos em função das quantidades recolhidas que são convertidos em prémios. Por cada 10 quilos de pilhas, 10 quilos de lâmpadas ou 100 quilos de equipamentos elétricos usados cada escola recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros.