Este fim de semana repetiu-se a tradição, embora esta já não seja o que era, e a feira de Santiago ou dos Alhos, lá se realizou com menos participantes, menos entusiasmo, mas com muito alho.
A Feira de Santiago foi instituída por Alvará Régio no ano de 1673, realizando-se no dia de S. Santiago. Durante alguns anos realizou-se ao 3º domingo de setembro, tendo depois voltado a realizar-se no “mês da feira”, a 25 de julho.
No século XX realizava-se ao longo de vários dias, em terreno de terra batida, onde se vendiam produtos de todos os géneros, roupas, artigos para o lar, loiças, e havia barracas de comes e bebes, carrosséis e claro está, os célebres alhos.
A feira de Santiago foi depois extinta pela Junta de Freguesia, desde que se requalificou o Parque Urbano de S. Sebastião. Depois a feira voltou mas a animação não é a mesma e a venda ambulante está reduzida à venda de alhos, melões, pão e bolos e pouco mais.
A tradição já não é o que era, e ainda bem. Há realidades, que por já não serem deste tempo, só é possível ver nos museus, estudar nas universidades e rever nas recriações históricas.
O Jornal de Mafra e a DGS Aconselham
Mantenha-se protegido
Cuide de si, cuide de todos!