Ericeira | Envolvente da Praia do Sul vai ter uma zona verde
A zona entre o miradouro da Estrada Regional (ER) 247, a “Sala de Visitas”, e a zona de acesso sul à Praia do Sul na Ericeira vai ser requalificada dando lugar a uma nova zona verde.
A área com 18.212,00m2 é propriedade da Câmara Municipal de Mafra e situa-se no prédio/ terreno denominado “Cobrada”, na Ericeira.
Segundo os documentos a que o Jornal de Mafra teve acesso, a área a requalificar “encontra-se atualmente em risco pela disseminação de trilhos e caminhos informais, frequentemente associados a fenómenos de erosão da arriba e à deposição indevida de entulhos, e pela presença de núcleos expressivos de invasoras (…)”.
Os objetivos desta intervenção passam pela mobilidade e fruição e pelo restauro ecológico.

Mobilidade e fruição
Relativamente à mobilidade e fruição os objetivos são a:
- Melhoria das acessibilidades pedonais e cicláveis à Praia do Sul;
- Criação de zonas panorâmicas ensombradas ao longo dos acessos para descanso e estadia e de pontos de interpretação ambiental;
- Criação de percurso paralelo à costa para mobilidades suaves;
- Valorização paisagística e do conforto bioclimático através de plantação de árvores e arbustos;
- Requalificação das áreas de estacionamento existentes;
- Instalação de sinalética.
Restauro ecológico
O restauro ecológico pretende a:
- Recuperação e restauro do coberto vegetal natural da arriba (Habitat 1240 — Arribas com a Vegetação das Costas Mediterrânicas com Limonium spp. e Armeria sp. pl. Endémicas);
- Balizamento das áreas acessíveis;
- Correção de situações de erosão acelerada;
- Controlo de vegetação invasora;
- Reabilitação da galeria ripícola da ribeira da Carrasqueira;
- Aplicação de estruturas de engenharia natural para desaceleração e dissipação de energia ao longo das linhas de água para redução de erosão;
- Demolição de edificações ilegais.
Ao longo da arriba serão plantadas por tamargueiras e pinheiros de Alepo, os caminhos pedonais terão estacas de madeira ou guardas e serão colocados degraus e corrimãos em madeira nas situações mais íngremes.
As áreas de estadia e os pontos panorâmicos a criar serão “diversificados em dimensão e nos tipos de apropriação que permitirão”. Numas localizações serão construídos em madeira e metal, noutras em alvenaria caiada em consonância linguagem arquitetónica local.
As zonas de sombra contarão com estruturas simples em madeira.
A câmara de Mafra assinou hoje, 24 de fevereiro, um contrato para a elaboração de projetos para requalificação da zona verde envolvente da Praia do Sul, na Ericeira.
O contrato orça os 50.000,00 € (+ IVA à taxa legal em vigor) e um prazo de execução de 60 dias.
[Imagens: Imagens referência para elementos de estadia. Fonte: CMM]