Embaixada Real do Carnaval de Torres Vedras visitou Lisboa [Vídeo]
Ontem, o Carnaval de Torres Vedras desceu até Lisboa, para a habitual promoção do Carnaval “mais português de Portugal”.
A Embaixada Real, como não podia deixar de ser, foi liderada por Suas Altezas Reais, os Reis do Carnaval de Torres Vedras. Saiu de Torres Vedras em autocarros — eram cerca de 900 foliões, segundo a organização — e desfilou pelas ruas de Lisboa, foi recebida pelo presidente da câmara de Lisboa e regressou à Cidade de Torres Vedras.
Este ano, a habitual ida a Lisboa ficou marcada pelo desconforto manifestado por cinco das sete associações carnavalescas, pelo facto do io programa contar, inicialmente, com uma visita ao Palácio de São Bento, naquela que seria a “despedida” ao primeiro-ministro em exercício, António Costa.
Em comunicado, a Confraria do Carnaval, “Os Fidalgos, as Lúmias, as Marias Cachuchas e as Sac’Adegas”, referiam que “o Carnaval não é, nem nunca pode ser um movimento com orientação política e/ou partidária, também pela total ausência de sátira e propósito à visita ao ainda Primeiro Ministro, contrariamente ao sucedido em ocasiões anteriores e com a agravante de estarmos a um mês das eleições legislativas, podendo levar a “confusões” indesejadas, não nos revemos no programa que nos foi proposto”.
A organização do Carnaval, por outro lado, refere que a “visita ao Palácio de São Bento, como já tinha acontecido em 2619. Seria uma ocasião imperdível, uma despedida bem carnavalesca a António Costa, Primeiro Ministro cessante e membro da Comissão de Honra das comemorações do centenário do Carnaval de Torres Vedras, onde sobressairia a leitura de um decreto real satírico por Suas Altezas Reais, os Reis do Carnaval de Torres Vedras”.
A visita a S. Bento acabou cancelada pelo próprio primeiro-ministro, com este a considerar que “não seria oportuna a visita da realeza do Carnaval de Torres Vedras nesta ocasião”.
Aqui deixamos o Vídeo da passagem da embaixada do Carnaval de Torres Vedras pela zona do Chiado