Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres | 25 mulheres foram assassinadas este ano em Portugal
Assinala-se hoje, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Instituído pelas Nações Unidas (ONU) em 1999.
A data escolhida relaciona-se com a homenagem prestada às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, que se tornaram num símbolo mundial de luta contra a violência que vitimiza as mulheres. Depois de detidas foram torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana, Rafael Trujillo.
A data alerta a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente, casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.
O Observatório das Mulheres Assassinadas da União de Mulheres Alternativa e Resposta (OMA/UMAR) revelou esta semana, que entre 1 de janeiro e 15 de novembro foram assassinadas 25 mulheres em Portugal.
Mulheres assassinadas em Portugal
- 15 foram femicídios (crimes motivados por questões de género)
- 10 foram assassinadas noutros contextos (4 em contexto familiar, 2 em contexto de crimes, 1 por discussão pontual e três em contexto sem motivo identificado)
No caso dos femicídios, em pelo menos 12 casos existia violência prévia, e em 11 deles havia conhecimento desta situação por terceiros (família, amigos, colegas ou autoridades).
Entre 1 de janeiro e 15 de novembro de 2023 existiram ainda 38 tentativas de homicídio a mulheres, dos quais, 25 podem ser classificadas como tentativas de formicídio.