O Dia Mundial das Doenças Reumáticas é assinalado todos os anos a 12 de outubro.
A data celebra-se desde 1996 tendo como principal objetivo aumentar o conhecimento sobre a existência e o impacto das doenças reumáticas e musculoesqueléticas.
São mais de 100 as doenças reumáticas que afetam milhares de pessoas no mundo. Alguns exemplos de doenças reumáticas são:
- Artrites idiopáticas juvenis
- Artrite reumatoide
- Artropatias microcristalinas
- Doenças reumáticas periarticulares
- Doenças reumáticas sistémicas
- Espondilartropatias
- Fibromialgia
- Osteoartrose
- Osteoporose
- Raquialgias (dores na coluna vertebral).
As doenças reumáticas afetam todo o sistema composto por músculos, ossos, cartilagem, e/ou estruturas periarticulares (como tendões, ligamentos, entre outras). Em alguns casos afetam também órgãos como o coração, intestinos ou pele, alterando o normal funcionamento do corpo, sendo uma das doenças não transmissíveis mais prevalentes e incapacitantes.
Consideradas doenças geralmente crónicas, abrangem no continente europeu mais de 120 milhões de pessoas de várias idades.
Apesar das doenças reumáticas serem crónicas, o diagnóstico atempado é fundamental para prevenir situações de doença aguda. Os doentes com um diagnóstico correto, precoce e com um tratamento adequado às suas necessidades apresentam uma melhoria significativa, em termos de qualidade de vida.