Assinala-se hoje o Dia Mundial da Atividade Física.
A celebração do dia visa promover a prática de atividade física junto da população e mostrar os benefícios do exercício físico.
Numa altura em que o isolamento social é essencial para combater a pandemia da covid-19 existe um risco mais elevado para o sedentarismo, motivo pelo qual o programa nacional para a promoção da atividade física da Direção-Geral de Saúde (DGS) lançou um diretório de atividades com iniciativas de apoio à prática atividade física durante o isolamento/distanciamento social.
Este diretório “pretende agregar algumas iniciativas em curso para apoio à prática de atividade física da população no contexto atual de isolamento social” e inclui iniciativas apresentadas por instituições do Ensino Superior, entidades governamentais e entidades de utilidade pública ligadas à atividade física, ao exercício e ao desporto.
A DGS refere que “a atividade física tem um papel muito importante na gestão do ‘stress’, na promoção de um sono mais tranquilo, na libertação de endorfinas e promoção de emoções positivas e, portanto, é agora mais do que nunca fundamental”.
Perante “dias e dias seguidos, com as pessoas fechadas em casa que podem estar a ver mais televisão e a passarem mais horas no computador em teletrabalho” a recomendação da DGS é que se faça uma “interrupção do comportamento sedentário, de 30 em 30 minutos”.
A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, entre elas:
- evita o excesso de peso e a obesidade
- previne o aparecimento de doenças
- reduz a tensão arterial
- melhoria da autoestima
- redução do stress
- contribui para a concentração e para o bem-estar físico e psicológico
O recomendado pelos médicos é fazer 30 minutos de exercício físico por dia.