Assinala-se hoje, dia 1 de outubro, o Dia Internacional do Idoso e está a decorrer, território nacional, mais uma edição da Operação da GNR “Censos Sénior”.
Esta operação que decorre junto da população idosa e com maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas, tem por objetivo “reforçar os comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto”.
A GNR refere ainda que “continua a ser fundamental alertar as pessoas idosas para os procedimentos de autoproteção em situações de violência, burlas, conto do vigário e furto em residências, assim como prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool e combater o isolamento social, identificar cuidadores informais e capacitação de adultos para utilização da internet”.
Na operação de 2022 foram sinalizados 44.511 idosos (1.134 no distrito de Lisboa) que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica ou outra que possa colocar a sua segurança em causa, sendo que as “situações de maior vulnerabilidade foram reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro”.
Durante o mês de outubro, no quadro da operação “Censos Sénior 2023″ serão realizadas várias ações junto das pessoas idosas, privilegiando as que estão em situação vulnerável, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas.
O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.