Graça Freitas, Diretora Geral de Saúde, afirmou hoje que o “fluxo de pessoas, que não se esperando que seja muito grande” na área do turismo, este ano, terá no entanto de ser controlado de modo a que se consigam cumprir regras.
No setor do turismo essas regras tem a ver com a restauração – para a qual a DGS já publicou uma orientação – com o setor hoteleiro e com “uma área muito importante” que é a das praias e de como vão ser utilizadas, quer pelo turismo interno quer pelo turismo externo, sendo por isso necessário “compatibilizar fluxos de pessoas com regras sanitárias ou regras de segurança”, regras que terão de ser cumpridas. Estas regras estão a ser definidas de modo a manter a segurança e a prevenção de novas infeções.
Graça Freitas relembrou ainda, que temos de “tentar recuperar a nossa atividade normal, mas é uma normalidade diferente, com regras diferentes” estando a DGS a trabalhar no “equilíbrio de voltar à normalidade possível com o cumprimento de regras em todo o circuito de fluxo de pessoas a que se chama turismo”.