Croácia

Croácia

Croácia

 

A Croácia é um país europeu situado na região dos Bálcãs, que se estende desde as margens do Danúbio a leste até à baía de Kotor no Mar Adriático a sul e faz fronteira com a Eslovénia, a Hungria, a Sérvia, a Bósnia-Herzegovina e Montenegro.

O país pode ser dividido em três regiões geográficas específicas: as planícies e colinas de pouca altitude (no norte e nordeste), as grandes montanhas (na parte central e costeira) e a parte litoral propriamente dita com uma costa muito recortada.

A sua capital é Zagreb, e a sua história remonta a tempos antigos, tendo sido parte da Jugoslávia até à sua independência em 1991.

O país é conhecido pela sua impressionante costa, que conta com mais de mil ilhas, além de cidades históricas como Dubrovnik e Split.

O seu litoral é famoso pelas suas águas cristalinas e paisagens deslumbrantes, tornando-se um dos destinos mais procurados da Europa. Além disso, a cultura croata é rica, com influências eslavas, mediterrâneas e austro-húngaras.

Parques Nacionais
A Croácia tem 8 parques nacionais: Brijuni, Kornati, Krka, Mljet, Paklenica, Plitvice Lakes, Risnjak e Northern Velebit.

Clima

O Norte da Croácia (que inclui Zagreb) tem um clima continental com uma amplitude térmica elevada. O inverno é rigoroso e longo e o verão é curto e muito quente, sendo que as temperaturas no inverno podem atingir os 15º graus negativos e no verão alcançar os 38º graus positivos. Existe ainda a probabilidade de grandes e inúmeros nevões no inverno.

Na Croácia central e na Costa Adriática o clima é mediterrânico com primavera e outono temperados e verão quente. Assim, o inverno não é tão rigoroso como no Norte, mas em compensação é bastante ventoso durante todo o ano. De assinalar que na costa adriática podem surgir ventos fortes repentinos, apanhando desprevenido quem viaja de barco pela costa ou pratica desportos náuticos.

Língua

A língua oficial é o croata. Nos principais centros urbanos, e especialmente na população mais jovem, é possível a comunicação em inglês. O italiano (na área costeira e na região da Ístria) e o alemão (na parte continental) do país, poderão mostrar-se igualmente úteis.

Moeda local / sistema bancário

A 1 de janeiro de 2023, a Croácia adotou o Euro como moeda oficial.

Geralmente são aceites todos os principais cartões de crédito (American Express, Diners, Visa e Eurocard/Mastercard). Aceder a dinheiro através de balcões ATM é também possível nas principais cidades e nos mais importantes centros turísticos da Croácia.

Diferença horária

A Croácia está adiantada 1 hora relativamente a hora de Lisboa.
(Exemplo: 19h00 em Lisboa corresponde a 20h00 na Croácia).

Regime de entrada e estadia

A Croácia aderiu o Espaço Schengen a 1 de janeiro de 2023, passando a aplicar-se os princípios e regras de livre circulação na U.E.Os cidadãos nacionais podem entrar e permanecer no país até um período máximo de três meses, mediante a apresentação de cartão de cidadão ou passaporte válidos.

Condições de segurança

Os índices de criminalidade são baixos, sobretudo comparativamente com outros países europeus. Regista-se um acréscimo da pequena criminalidade (furtos e roubos) contra turistas, durante o período de verão, principalmente nas estâncias balneares da costa adriática (Split, Dubrovnik, Zadar, Rijeka e Pula, bem como nas ilhas). De qualquer modo, esse acréscimo não tem sido significativo nem preocupante.

Números de telefone de Emergência:
— Serviço de Número único – 112
— Polícia – 192
— Bombeiros – 193
— Emergência médica – 194
— Assistência rodoviária – 1987
— Assistência Marítima – 195
— Informações gerais – 18981
— Informações sobre números de telefone – 11888

Transportes

Aeroportos:
Zagreb (internacional – Aeroporto Franjo Tuđman), Split (internacional), Dubrovnik (internacional), Zadar, Rijeka (ilha de Krk), Pula e Osijek. Companhias aéreas: Croatia Airlines (nacional).

Comboios:
A rede ferroviária atravessa as principais cidades croatas, com exceção de Dubrovnik. Existem ligações ferroviárias diretas com a Eslovénia, a Hungria, a Itália, a Áustria, a Suíça, a Eslováquia, a França, a Alemanha, a Bósnia-Herzegovina, a Sérvia e o Montenegro. Consulte os horários e as rotas no sítio web oficial da rede ferroviária croata, o qual está disponível em inglês: http://www.hzpp.hr/. Para ligações internacionais deverá utilizar o seguinte sítio web: http://www.bahn.de/.

Autocarros:
A Croácia tem excelentes linhas de autocarros, tanto entre as diferentes localidades do país como entre Zagreb e as principais cidades europeias circundantes. Consulte os horários e as rotas no seguinte sítio web, o qual está disponível em inglês: http://www.buscroatia.com/. Este sítio web permite também a compra de bilhetes online.

Carro:
A carta de condução emitida em Portugal é válida em toda a UE. Informe-se junto da sua seguradora para saber se o seu seguro cobre igualmente as viagens no estrangeiro. A carta verde, que constitui uma prova de seguro internacionalmente reconhecida, não é obrigatória para viajar na União Europeia, podendo viajar apenas com a sua apólice de seguro.

Saúde

Existem hospitais e/ou centros de saúde em todas as cidades croatas. O horário de funcionamento das farmácias é das 8 às 20 horas (dias de semana) e das 8 às 14 horas (sábados), sem prejuízo do normal funcionamento do serviço noturno de farmácia em sistema de rotação como no nosso país.

Sugere-se que os nacionais portugueses que queiram visitar a Croácia solicitem e obtenham o respetivo Cartão Europeu de Seguro de doença (CESD) aceite neste País. Através deste cartão terá direito a utilizar os mesmos serviços públicos de cuidados de saúde, nas mesmas condições e com os mesmos custos que os cidadãos croatas.

No verão convém ter especial cuidado com as picadas de alguns insetos, pelo que os viajantes deverão vir munidos de repelentes, ainda que não pernoitem em parques de campismo. A água canalizada é potável em todo o país, muito embora se sugira o consumo de água mineral engarrafada, sobretudo no verão.

Telecomunicações

Existem 5 companhias a operar redes de telemóvel (A1,HT,Tele2). Em qualquer delas é possível a utilização de “roaming” para quem traz telefone portátil de Portugal. Sugere-se aos viajantes que, antes da partida para a Croácia, contactem a sua operadora de telemóvel em Portugal informando que pretendem deslocar-se à Croácia e solicitando ativação de “roaming” para ter acesso às chamadas neste país.O Código do país é 385, seguido do código da cidade (Zagreb é 1). Para ligar da Croácia para Portugal deverá usar-se 00 (internacional), o código de Portugal (351) seguido do código da respetiva cidade.

[Informação: MNE]


Dubrovnik

Zagreb

Split
Šibenik26
Šibenik
Partilhe o Artigo

Comentário