Hoje durante a conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica face à pandemia causada pela Covid-19, foi focada a situação do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Luz, na localidade de Paradas, freguesia de A-dos-Cunhados, concelho de Torres Vedras.
Rui Portugal, Subdiretor-Geral da Saúde, referiu que se realizou hoje uma reunião entre o concelho diretivo da Área Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a autoridade saúde regional, o presidente da autarquia de Torres Vedras, as autoridades de saúde locais e outros parceiros no “sentido de avaliar em concreto a situação do Lar da Nossa Senhor da Luz”.
No ponto de situação feito na altura por Rui Portugal referiu-se que dos 80 residentes da instituição, 48 testaram positivo, tendo todas as pessoas infetadas são pessoas com idades “provectas”, estando 17 dessas pessoas internadas em unidades hospitalares, havendo ainda uma pessoa que embora tendo testando negativo foi também internada com outra “comorbidade”. Estes doentes encontram-se internados no hospital de Abrantes (4), no Hospital de Torres Vedras (12) e no Hospital de Santa Maria (1).
Segundo o ultimo comunicado do município de Torres Vedras subiu para 21 o número de utentes hospitalizados. No que se refere a funcionários, dos 78 funcionários, 24 testaram positivo e encontram-se em quarentena. Quer os utentes, quer os funcionários foram testados, encontrando-se programados testes para os dias 12 e 19 de agosto.
Rui Portugal explicou ainda que a população residente do lar foi dividida em 3 zonas distintas, “como tem de ser”, disse. Sendo uma para as pessoas que testaram positivo, outra para negativos, mas que eventualmente tiveram contato com positivos e outra para negativos, alguns deles com sintomas. Todas as pessoas sintomáticas mesmo com teste negativo foram já “observadas e medicalizadas”.
Os funcionários que testaram positivo e se encontram em quarentena deixaram a equipa reduzida, pelo que está a ser formada uma nova equipa, tendo a Cruz Vermelha oferecido dois auxiliares de ação médica, para dar apoio no lar. Durante o fim de semana, uma equipa da ARSLVT irá assegurar as questões médicas e na 2ª feira uma “equipa de treino especializado” do departamento de saúde publica da ARSLVT irá para o lar treinar as pessoas recrutadas, que estarão temporariamente a dar apoio nesta instituição.
A nível nacional existiam hoje ao início da tarde 178 surtos em Portugal Continental, sendo 45 na região Norte, 11 na região Centro, 92 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 15 no Alentejo e 15 no Algarve, sendo o mais relevante, o do Lar da Nossa Senhor da Luz, no Concelho de Torres Vedras.
Também a nível nacional, são 76 as estruturas residenciais para idosos com doentes infetados pela covid-19, com um total de cerca de 500 os utentes (em abril no pico da pandemia eram cerca de 2 500).
O Jornal de Mafra e a DGS Aconselham
Mantenha-se protegido
Cuide de si, cuide de todos!