Cortejo Etnográfico regressa dia 15 de agosto a Santa Cruz (Torres Vedras)
Na próxima 5.ª feira, dia 15 de agosto, é dia de recriação etnográfica, é dia de recriar “uma tradição antiga das gentes rurais da região de Torres Vedras”, em Santa Cruz.
“No dia 15 de agosto toda a comunidade se empenhava nos preparativos para visitar a praia, como se de uma verdadeira festa se tratasse. A boa mesa e o bom vinho não podiam faltar! Vestia-se, então, o fato de domingo e seguia-se para Santa Cruz nas carroças e carros de bois”.
Data/hora/local
Data: 15 de agosto
Hora: Das 10h00 às 12h30
Local: Ruas de Santa Cruz, Largo Jaime Batista da Costa e Praia do Guincho
Percursos
Percurso A
Com partida no Parque Municipal de Jogos de Santa Cruz, a chegada faz-se junto ao Largo Jaime Batista da Costa, onde serão feitas as atuações.
Será percorrido pelo Rancho Folclórico da Colaria, o Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares da Mugideira, o Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares de Campelos, o Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares do Furadouro e o Rancho Folclórico e Etnográfico Os Camponeses do Varatojo (grupo adulto e infantil).
Percurso B
Com partida junto da Rotunda da Praia da Vigia, seguindo o trajeto até à Praia do Guincho: Avenida do Atlântico – Rua Esteves de Oliveira – Rua José Guimarães Pinheiro – Rua Jerónimo Vilarinho – Rua José Joaquim Machado – Rua Veríssimo – Rua da Azenha – Praia do Guincho.
Será percorrido pelo Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Oeste, de A dos Cunhados. O desfile inclui juntas de vacas, carroças com cavalos e burros.
A 25.ª Edição do Cortejo Etnográfico culmina na Praia do Guincho, onde todos os ranchos folclóricos se reúnem para um desfile conjunto e uma atuação especial do Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Oeste junto à praia. Após as atuações, a festa continua na praia, onde os “saloios” partilham o farnel, recriando o espírito de comunidade e celebração.
[Imagens: CMTV/ Montagem de capa: Jornal de Mafra]