Corrida dos Fundadores volta a passar por Mafra
Está na estrada mais uma Corrida dos Fundadores, um passeio destinado a automóveis e motos pré-guerra (produzidos até 1939) que celebra a era dourada do automobilismo. Na edição deste ano. o destaque vai para o Felcom de 1933, o mais antigo automóvel construído em Portugal.
O passeio conta com participantes oriundos de Portugal, Espanha, Holanda e Reino Unido e com mais de três dezenas de veículos como Bugatti, Wolseley, Rolls-Royce, Lagonda, Lancia, Minerva, Morgan, Citroën, Ford, Diatto, Bentley e Fiat, numa lista que inclui automóveis de fabricantes já extintos.
A este pelotão de automóveis históricos, junta-se ainda um conjunto de seis motos de marcas tão variadas como a New Hudson, Calthorpe Jap e Norton, com participantes oriundos de Espanha e de Inglaterra.
Segundo a organização, este ano o percurso é composto “pelas melhores estradas, paisagens e gastronomia”. A prova iniciou-se ontem, na Figueira da Foz, e hoje, 28 de setembro, continua por Leiria, Óbidos e termina em Torres Vedras (com visita ao Centro de Artes e Criatividade e ao Museu do Carnaval). Amanhã, dia 29 de setembro, os automóveis rumam a Mafra, passam pelo Estoril e terminando a corrida em Lisboa ao fim de cerca de 250 quilómetros de percurso.
Em Mafra, o programa refere que a chegada, paragem e exposição dos veículos no Palácio Nacional de Mafra está prevista para as 10 horas da manhã. A saída de Mafra em direção ao Casino Estoril ocorrerá pelas 10h45.
A realização da prova conta com o apoio da Câmara de Mafra — 3.000 € (Isentos de IVA) — que segundo a organização servirão para “suportar os custos de transportes e reboques, seguros, equipa (mecânicos, assistência, comissários, secretariado e media), comunicação e produção de materiais necessários”.
Aqui ficam as imagens que o Jornal de Mafra recolheu no ano passado na passagem da Corrida dos Fundadores por Mafra.