Como tem sido habitual nos últimos anos, sempre envolvido em alguma polémica, foi hoje divulgado o ranking das escolas nacionais, referente ao ano de 2019.
Este ranking classifica 1870 escolas, 629 do ensino secundário (11º e 12º) e 1 241 do ensino básico (9º ano).
Denomina-se Ranking dos percursos diretos de sucesso (ou Ranking do Sucesso), aquele que analisa a percentagem de alunos que acabaram o secundário sem chumbos e com nota positiva nos dois exames das disciplinas trienais (português e matemática, português e história ou português e desenho, em função dos cursos), comparando ainda “os resultados de cada escola com a média nacional do país, tendo em conta os alunos com um percurso comparável até chegar ao 10.º ano, tendo por referência as notas obtidas nos exames de 9.º ano. Quando se analisam as escolas com base neste critério, verifica-se que as escolas públicas passam a dominar o ranking.
Analise-se sob qualquer destas duas perspetivas, chega-se a uma conclusão clara, com algumas honrosas exceções, uma boa parte das escolas dos dois concelhos estão a necessitar de profundas intervenções ao nível pedagógico.