A 20 de janeiro de 2021, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) anunciava que o Ministério das Finanças autorizara o investimento nas obras de remodelação e ampliação do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica e áreas circundantes da Unidade de Torres Vedras.
Um ano depois, a 20 de janeiro de 2022 abriu o concurso público para a realização da empreitada de remodelação.
De acordo com os documentos a que o Jornal de Mafra teve acesso, a intervenção visa “uma nova reorganização do espaço e renovação dos acabamentos existentes no local, para que seja possível dotar o espaço das condições necessárias para a prestação de cuidados de saúde, cumprindo com o programa funcional previsto”.
O documento refere ainda, que a “área a remodelar desenvolve-se parcialmente no piso 0”. O pretendido é “expandir o Serviço de Urgência ocupando a área do atual refeitório, adaptando o espaço ao programa funcional e corrigir patologias construtivas existentes na área a intervir”.
O espaço irá manter a disposição geral “inalterada, embora com áreas diferentes e com a inclusão de uma nova sala de S.O. e de alterações mais significativas na sala de reanimação”.
Já as fachadas “não sofrem alterações, apenas são substituídas algumas caixilharias exteriores”.
A empreitada orça os 572.411,00 € (acrescido de IVA a taxa legal em vigor) e terá um prazo máximo de execução, de 120 dias consecutivos, incluindo os sábados, domingos e feriados, a contar da data da sua consignação ou da data em que o dono da obra comunique ao empreiteiro a aprovação do plano de segurança e saúde.
O concurso publico encontra-se na fase de receção de propostas até às 17h00 de dia 18/02/2022.
O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.