O Ministério da Agricultura e da Alimentação reconheceu por despacho, do mês de maio, a “existência de uma situação de seca severa e extrema (agrometeorológica) num conjunto de concelhos de Portugal continental, consubstanciando um fenómeno climático adverso, com repercussões negativas na atividade agrícola”.
De acordo com o índice PDSI (Palmer Drought Severity Index) avaliado no final de agosto, verificou-se um agravamento da intensidade de seca em cerca de cerca de 53,6 % do território, encontrando-se 68 municípios na classe de seca severa e 51 na classe de seca extrema.
Num novo despacho, hoje publicado, reconheceu-se a existência de uma situação de seca severa e extrema (agrometeorológica) em 50 concelhos, entre eles Mafra e Torres Vedras.
Atualmente, no distrito de Lisboa são 16 os municípios identificados: Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira.