Concelho de Mafra afetado por novo foco de gripe das aves em Sintra
No dia 6 de janeiro a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) tomou publica a confirmação de um foco de gripe aviária de alta patogenicidade em Assafora, freguesia de São João das Lampas e Terrugem, concelho de Sintra (ver artigo).
A DGAV informou no sábado a deteção de um novo foco numa “exploração de pequena dimensão com aves de capoeira de várias espécies”. Este novo foco encontra-se localizado na zona de proteção do foco detetado no início do mês, em Assafora, na freguesia de São João das Lampas e Terrugem, concelho de Sintra.
Após a deteção do foco foram implementadas as medidas de controlo de acordo com a legislação em vigor, incluindo a “inspeção ao local onde a doença foi detetada, a remoção dos animais afetados e a limpeza e desinfeção, assim como a restrição da movimentação e a vigilância das explorações que detêm aves existentes nas zonas de restrição num raio de até 10 km em redor do foco”.
Algumas freguesias do concelho de Mafra encontram-se dento da Zona de vigilância (áreas contidas no raio de 10 km centrado no estabelecimento afetado) são elas:
- Freguesia de Mafra
- Freguesia da Ericeira
- UF de Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros
- Freguesia da Carvoeira
- Freguesia de Malveira e São Miguel de Alcainça
- Freguesia de Santo Isidoro
As medidas de restrição serão levantadas, no caso do 1.º foco a 10 de fevereiro e do 2.º foco a 17 de fevereiro.