Como Aproveitar a Costa Dourada do Algarve: Sol, Mar e Cultura

PUB

Como Aproveitar a Costa Dourada do Algarve: Sol, Mar e Cultura

A região do Algarve, com a sua deslumbrante costa dourada, é o destino perfeito para ser explorado durante o verão português. As suas praias com cenários paradisíacos, suas cidades pequenas e charmosas e seu rico património cultural são um convite ao descanso, mas também à aventura e à descoberta. Seja qual for a prioridade do viajante, uma viagem ao longo dessas praias promete ser inesquecível.


Сanva, by SW_photo

A seguir, trazemos um roteiro que cobre cinco partes distintas do Algarve. Desde Tavira, perto da fronteira com a Espanha, até a Costa Vicentina, são muitos quilómetros para percorrer — e muito o que ver e sentir pelo caminho.

Tavira: Charme e História

Tavira combina o charme de uma cidade portuguesa tradicional, marcada por um rico legado histórico, com o clima de praia e águas convidativas.

Vale a pena andar pelo centro histórico e as suas ruas de paralelepípedos, casas caiadas de branco e vistas da Ponte Romana sobre o rio Gilão. Para quem gosta de sítios históricos, há também o Castelo de Tavira, do qual se pode apreciar uma vista panorâmica da cidade. Outra atração é a Igreja de Santa Maria do Castelo, que abriga os restos de um antigo castelo mourisco.

Nem tudo é história. A natureza também cumpre um papel importante ao atrair turistas para a região de Tavira. O destaque, neste caso, são as praias com águas mais quentes que as encontradas a oeste, com menção especial ao Parque Natural da Ria Formosa e à areia clara da Ilha de Tavira.

Faro: a Capital do Algarve

Outra etapa interessante dessa jornada pode ser Faro, coração e capital do Algarve. Essa é uma cidade maior, mas que mantém o charme típico da região.

A cidade velha, também conhecida como Vila-Adentro, é cercada pelas muralhas antigas de Faro. Esse núcleo urbano se destaca pelas ruas estreitas de paralelepípedos, edifícios históricos e encantadoras praças. A imponente Catedral de Faro foi construída sobre um templo romano. E as vielas pitorescas reúnem elementos que remontam a séculos de ocupação moura.

Os visitantes podem caminhar ao longo das muralhas e apreciar a vista panorâmica. Também podem se hospedar em uma dessas ruas charmosas. O site Rentola in Portugal tem muitas opções para quem deseja arrendar apartamentos e moradias em Faro, dentro e fora da cidade velha.

Albufeira: Vida Noturna e Praias Animadas

Albufeira é conhecida como o destino perfeito para quem procura vida noturna animada e praias deslumbrantes. Num passeio pelo animado centro da cidade, encontra-se uma grande variedade de bares, restaurantes e discotecas. Durante o dia, o programa ideal é aproveitar a Praia dos Pescadores.

Para quem está em busca de aventura, não faltam atividades aquáticas na região. O surf na Praia da Falésia é um exemplo marcante. Também há passeios de barco ou jet ski ao longo da costa. E, para quem procura algo mais selvagem — e também exclusivo — uma opção tão pequena quanto grandiosa: a Praia da Baleeira, com sua curta extensão de areia e paisagem abismal.
Lagos: uma Coleção de Cartões-Postais
Lagos é um destino encantador. O seu centro histórico é marcado por antigas muralhas, igrejas e pelo Mercado dos Escravos, que remonta ao século XV. No entanto, são as paisagens naturais deslumbrantes das praias no seu entorno que tornaram essa a região mais fotografada do Algarve.

A Praia Dona Ana e a Praia do Camilo são famosas pelas suas formações rochosas impressionantes e águas cristalinas. Na Ponta da Piedade, os caminhos entre as pedras e as suas grutas oferecem vistas espetaculares sobre o mar.

Mais a leste, a meio caminho de Albufeira, a praia do Carvalho é um hot spot imperdível. De lá, saem os passeios de caiaque e stand-up paddle (SUP) para a gruta de Benagil — provavelmente, a visão mais espetacular entre as mil maravilhas encontradas na região.
Costa Vicentina

A Costa Vicentina é tratada, muitas vezes, como uma região à parte do Algarve. Ela fica no extremo sudoeste de Portugal, entre Odeceixe e Burgau. A sua paisagem está mais protegida, pois faz parte de um parque natural. O mar também é mais agitado que o de Lagos, Albufeira e Tavira. E isso realça o carácter forte e selvagem das suas praias.

Para quem gosta de aproveitar a natureza, esta é uma viagem imperdível. Pode fazer parte de férias mais longas no Algarve ou planeada de forma separada. Não faltam sítios impressionantes para conhecer. A partir do Promontório de Sagres, onde se situa a fortaleza de mesmo nome, pode-se iniciar um percurso por sítios de tirar o fôlego, como os da Praia da Bordeira e da Praia da Amoreira.

A distância a ser percorrida depende da sede do viajante por novas experiências — ou do preço da gasolina. O certo é que não faltam cenários para encantar os olhos. Afinal, o Algarve é um pedaço premiado de Portugal.

 

Partilhe o Artigo