Está no terreno, desde o dia 15 de maio, o nível II do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR). O DECIR funciona durante todo o ano “de forma permanente, sendo reforçado, em conformidade com os níveis de empenhamento operacional em função dos níveis de probabilidade de ocorrência de incêndios rurais e do estado de alerta do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro“.
Desde 6ª feira e até 30 de maio vigora em Portugal o nível II do Empenhamento Operacional estando nesta fase disponíveis os seguintes meios operacionais:
- até 8.402 elementos
- até 1.968 veículos dos vários agentes presentes no terreno
- no máximo 37 meios aéreos
O heliporto localizado na Proteção Civil de Mafra conta desde 6ª feira com o um helicóptero bombardeiro ligeiro (Ecureil AS350) com a capacidade até 900 litros e de uma equipa de Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS).
A base de apoio logístico (BAL) de Mafra é uma base Secundária e tem capacidade de alojamento para 60 elementos, tendo ainda capacidade de alimentação.
Portugal avança para o próximo nível, o nível III, no próximo dia 1 de junho, altura em que o dispositivo volta a ser reforçado.
[Imagens: ANEPC 2020]