Cinema | Estreias da Semana – 2 de junho 2022

 

Estreias da Semana – 2 de junho 2022

 

7 Balas

Título original: 9 Bullets
De: Gigi Gaston
Com: Lena Headey, Dean Scott Vazquez, Sam Worthington, Cam Gigandet
Género: Thriller
Classificação: M/14
Outros dados: EUA, 2022, Cores, 91 min

Gipsy Moon é uma stripper há muitos anos que sonha ser escritora. Um acordo recente para um livro parece ser a sua segunda oportunidade na vida. Até que se cruza com Sam, um miúdo do bairro com dez anos e especialista em criptomoeda, que encontra escondido na sua casa com o cão depois de os pais terem sido brutalmente assassinados. Apesar de odiar crianças e cães, Gipsy concorda relutantemente, contra o seu discernimento, levar Sam ao tio. No seu encalço seguem três assassinos que trabalham para Jack, um chefe da máfia, que foi uma paixoneta de Gispy e que mandou matar a família de Sam. À medida que a sua viagem se desenrola, Gipsy tem de enfrentar demónios do passado e descobrir que a sua oportunidade na vida pode antes ser o amor por este menino.

 


A Casa do Mal

Título original: The Banishing
De: Christopher Smith
Com: Jessica Brown Findlay, John Heffernan, Anya McKenna-Bruce, Sean Harris
Género: Terror
Classificação: M/16
Outros dados: GB, 2020, Cores, 97 min

Do aclamado realizador do género, Chris Smith (“Creep – O Tunel do Medo”, “Mutilados”, “Triângulo”) chega-nos “A Casa do Mal”. Um jovem reverendo muda-se para uma casa senhorial, com a mulher e a filha, mas a casa esconde um segredo assustador. Quando um Espírito vingativo persegue a menina e ameaça separar a família, o reverendo e a mulher são forçados a confrontar as suas crenças. Precisam de se virar para a magia negra e procurar a ajuda de um famoso Ocultista, ou arriscam-se a perder a filha.

 


Mar do Norte

Título original: Nordsjøen
De: John Andreas Andersen
Com: Kristine Kujath Thorp, Henrik Bjelland, Rolf Kristian Larsen
Género: Thriller, Acção
Classificação: M/12
Outros dados: NOR, 2021, Cores, 104 min

Na Noruega, em 1969, a descoberta do Ekofisk, um dos maiores campos de petróleo do mundo, ditou o lançamento de uma série de perfurações offshore sem precedentes. 50 anos depois, após o colapso de uma das plataformas petrolíferas, fruto das consequências ambientais dessa exploração, uma equipa de especialistas é chamada a investigar o ocorrido e a descobrir algo muito grave.


Revolta

Título original: Revolta
De: Tiago R. Santos
Com: Cristovão Campos, Ricardo Pereira, Teresa Tavares, Margarida Vila-Nova
Género: Drama
Classificação: M/14
Outros dados: POR, 2022, Cores

Em consequência da pandemia e da crise económica há uma revolta generalizada nas principais cidades do País e Paulo e Cristina, um casal de classe média alta com um filho recém-nascido, só não se juntam à indignação popular porque combinaram, nessa mesma noite, organizar um jantar para dois amigos: João, a atravessar um processo de divórcio que o mergulha numa estranha depressão; e Raquel, amiga de infância de Cristina que passou os últimos anos a atravessar o planeta numa viagem de autodescoberta. É uma noite onde, enquanto o mundo muda lá fora, as pessoas se revelam cá dentro, neste apartamento onde o confronto entre o real e o virtual revela as mais terríveis verdades.

 


Sempre Perto de Ti

Título original: Nowhere Special
De: Uberto Pasolini
Com: James Norton, Daniel Lamont, Eileen O’Higgins, Valerie O’Connor
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: GB/ROM/ITA, 2020, Cores, 96 min

Um jovem pai solteiro que ganha a vida como limpador de janelas em Belfast e que dedicou a sua vida a criar o filho Michael, depois da mãe da criança os deixar logo após o parto. Quando John descobre que só tem meses de vida devido a uma doença, inicia uma viagem em busca da família perfeita que possa acolher Michael, determinado a protegê-lo da terrível realidade da situação.

 


Vieirarpad

Título original: Vieirarpad
De: João Mário Grilo
Com: Luís Lucas, Suzana Borges, Raquel Henriques da Silva
Género: Documentário, Biografia
Classificação: M/12
Outros dados: POR, 2021, Cores, 86 min

“Vieirarpad” parte da correspondência do casal Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes, entre 1932 e 1961. As cartas e a intimidade da palavra são o pretexto para a exploração de uma visualidade intima, onde a memória do século XX, século de exílios, se articula com a obra plástica de Vieira e Arpad, com elementos iconográficos das suas vidas e arquivos audiovisuais de épocas e geografias distintas, além de vários depoimentos relevantes. Um filme de João Mário Grilo.

 


 

Partilhe o Artigo

Leia também