Estreias da Semana – 14 de abril 2022
A Cidade Perdida
Título original: The Lost City
De: Aaron Nee, Adam Nee
Com: Brad Pitt, Sandra Bullock, Channing Tatum, Daniel Radcliffe, Raymond Lee
Género: Comédia, Aventura
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2022, Cores, 92 min
A brilhante, mas solitária escritora Loretta Sage (Sandra Bullock), passou toda a carreira a escrever sobre lugares exóticos nos seus populares romances de aventura, protagonizados pelo elegante modelo de capa Alan (Channing Tatum), que dedicou toda a sua vida a encarnar o herói “Dash”. Durante uma viagem com Alan, na promoção do seu novo livro, Loretta é raptada por um excêntrico bilionário (Daniel Radcliffe), que espera que a autora o guie até ao tesouro da antiga cidade perdida da sua última história. Determinado em provar que pode ser um verdadeiro herói e não um mero produto de ficção, Alan decide salvá-la. Empurrados para uma épica aventura na selva, o par improvável irá precisar de trabalhar em conjunto para sobreviver aos elementos e descobrir o ambicionado tesouro, antes que este se perca para sempre.
Atlântida
Título original: Atlantide
De: Yuri Ancarani
Com: Maila Dabalà, Bianka Berényi, Daniele Barison
Género: Drama, Animação
Classificação: M/16
Outros dados: EUA/ITA/FRA, 2021, Cores, 100 min
Daniele é um jovem de Sant’Erasmo, uma ilha na margem da Lagoa de Veneza. Vive à sua própria maneira, isolado até mesmo dos amigos, que estão constantemente ocupados em uma existência que busca prazer por meio do culto aos barchinos, nome dos barcos a motor da região. Essa obsessão ganha forma na construção de motores cada vez mais potentes para transformar as pequenas lanchas da lagoa em barcos de corrida tão rápidos quanto perigosos. Daniele também sonha em construir o barchino mais veloz, mas tudo o que ele faz para realizar esse desejo e ganhar o respeito dos outros parece correr mal.
Demoníaco
Título original: Demoniac
De: Neill Blomkamp
Com: Carly Pope, Chris William Martin, Michael J. Rogers
Género: Drama, Thriller
Classificação: M/14
Outros dados: CAN, 2021, Cores, 104 min
Quando Carly Spenser descobre que a sua mãe Angela entrou em coma, concorda relutantemente em participar numa terapia inovadora que lhe permitirá entrar no cérebro ainda ativo de Angela e comunicar com ela. Observada pelo médico Michael e pelo neurocientista Daniel, Carly entra numa simulação da paisagem mental de Angela, onde descobre a poderosa força sobrenatural que levou a sua mãe a cometer atos de violência indescritíveis quase duas décadas antes. Assombrada por visões aterradoras, Carly junta forças com o seu velho amigo Martin enquanto tenta desesperadamente afastar o demónio monstruoso antes que este possa entrar num novo corpo e infligir mais dor e sofrimento ao mundo.
O Evangelho Segundo São Mateus
Título original: Il Vangelo secondo Matteo
De: Pier Paolo Pasolini
Com: Enrique Irazoqui, Susanna Pasolini, Ferruccio Nuzzo
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: FRA/ITA, 1964, Preto e Branco, 133 min
Drama bíblico inovadoramente naturalista e despojado, com a vida de Cristo recontada a partir do Evangelho segundo Mateus. As parábolas, os primeiros discípulos, a revolta, a determinação, os milagres, a intolerância, a solidão e a impaciência. Assim Jesus conseguiu uma legião de seguidores e inimigos, segundo o Evangelho de São Mateus. Nesta obra maior, o realizador italiano Pier Paolo Pasolini apresenta-nos um Cristo completamente distinto do estilo ‘épico’ com que o cinema o vinha caracterizando; um Cristo solar que se faz acompanhar da música de Bach, enquanto a Virgem é interpretada pela mãe do próprio autor.
Os Mauzões
Título original: The Bad Guys
De: Pierre Perifel
Com: Sam Rockwell (Voz), Marc Maron (Voz), Awkwafina (Voz), Craig Robinson (Voz)
Género: Animação, Comédia
Classificação: M/6
Outros dados: EUA, 2022, Cores, 100 min
Na nova comédia de ação da DreamWorks Animation, baseada na série de livros best-seller do New York Times, uma equipa de animais fora da lei e peritos em golpes, está prestes a tentar o seu golpe mais ousado – tornarem-se cidadãos modelo. Nunca houve cinco amigos tão infames como Os Mauzões – o Sr. Lobo, arrojado carteirista, o Sr. Cobra, arrombador de cofres que já viu de tudo, o Sr. Tubarão, descontraído mestre do disfarce, o Sr. Piranha, ‘músculo’ com pavio curto e a Sra. Tarântula, hacker de língua afiada, também conhecida como “Webs”. Mas quando, após anos de infindáveis assaltos e de serem os vilões mais procurados do mundo, o gangue é finalmente apanhado, o Sr. Lobo faz um acordo (o qual não tem qualquer intenção de cumprir) para os salvar a todos da prisão: Os Mauzões tornar-se-ão bonzinhos.
Salgueiro Maia – O Implicado
Título original: Salgueiro Maia – O Implicado
De: Sérgio Graciano
Com: Tomás Alves, Catarina Wallenstein, Filipa Areosa, José Condessa, Nádia Santos, Miguel Costa
Género: Drama, Biografia
Classificação: M/12
Outros dados: POR, 2021, Cores, 115 min
O primeiro retrato, no grande ecrã, daquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974. Fernando Salgueiro Maia, o anti-herói não ocasional, produto de uma formação académica e militar, foi um homem que soube pensar o futuro, seguir as ideias, contestando-as, vivendo uma vida cheia, alegre e fértil, solidária e sofrida – se não tem morrido prematuramente aos 47 anos. Através de uma abordagem moderna, intimista e emocional, “Salgueiro Maia – O Implicado” retrata as histórias que ainda não foram contadas sobre o Capitão de Abril. As pequenas revelações que permitem perceber melhor de onde vinha a moderação, a valentia, a educação e a firmeza com que sempre se apresentou publicamente, e que foram a chave para que a Revolução dos Cravos tenha sido como foi. Um filme que revela o outro lado de uma personagem mítica e que presta homenagem ao homem, ao estudante, ao militar, ao pai, ao amigo e ao ímpar militar de Abril.