Maria Martins, conhecida por Tata Martins, sagrou-se hoje campeã nacional de fundo de ciclismo de estrada nos Nacionais de ciclismo de estrada, que decorrem em Castelo Branco.
A ciclista realizou os 108,3 quilómetros com o tempo de 3:13.23 horas vencendo ao sprint à 2.ª classificada Daniela Campos.
No final da prova, a ciclista declarou, saber que “estava a sprintar muito bem. Aliás, é o meu forte. Por isso, tentei não me desgastar muito ao longo do circuito. O sprint foi bem lançado, coloquei-me na terceira posição. Arranquei a 150/200 metros. Foi dar tudo. Vi que tinha alguma margem e levantei os braços. É uma sensação que já não tinha há muito tempo.”.
Este é o primeiro título em elites de Maria Martins, que passou pela equipa do ACD Milharado, clube onde, em 2015 foi campeã de estrada e de Pista (Scratch e 500 metros) nos escalões mais jovens. A ciclista veste desde 2019 a camisola da equipa britânica Drops Cycling Team.
A juntar a esta vitória, aos 21 anos, Maria Martins está ainda apurada para os Jogos Olímpicos Tóquio’2020 na modalidade de ciclismo de pista.
“Estava receosa de ter alguma queda, porque estou a um mês dos Jogos Olímpicos. Fiquei muito surpreendida com o pelotão. Já não fazia uns Campeonatos Nacionais desde 2018 e é muito bom ver a progressão do ciclismo feminino em Portugal. É muito bom ter um pelotão tão numeroso, sobretudo para juniores e cadetes.” afirmou Maria Martins
[Imagem: FPC]