É esperada uma mudança do estado do tempo em Portugal continental, já a partir de amanhã, dia 13 de outubro.
Na previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) “o tempo quente e seco das últimas semanas dará lugar a tempo chuvoso e descida de temperatura”.
Amanhã a chuva irá afetar inicialmente o litoral Norte, mas deverá estender-se “gradualmente a todo o território” sendo esperado que chegue à região Sul apenas no dia 14.
A passagem de uma superfície frontal fria vai fazer com que os valores da temperatura máxima registem uma descida, “entre 4 e 8°C, em especial nas regiões Norte, Centro e Alto Alentejo” e deverão “continuar a diminuir nos dias 14 e 15 em todo o território, embora menos acentuadamente”.
Os valores da temperatura mínima também se encontram com “uma tendência” para diminuir, mas “deverão ter variações pouco significativas”.
Entre os dias 15 e 17 de outubro, a aproximação de uma depressão, dará origem a “precipitação persistente na generalidade do território”.
Já a partir de hoje o vento “irá rodar para o quadrante sul” devendo “aumentar de intensidade, em particular nas terras altas e no litoral oeste nos dias 13 e 15”.
A previsão aponta ainda para um aumento da agitação marítima no dia 15 de outubro.