O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) acolheu na passada 2ª feira, 75 médicos internos, que optaram pelas Unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras para completarem o seu processo de formação médica. São 64 médicos da Formação Geral e 11 de Formação Especializada em Pneumologia (1), Ginecologia/Obstetrícia (1), Ortopedia (1), Medicina Interna (4), Cirurgia Geral (2) e Pediatria (2).
A cerimónia de acolhimento contou com as intervenções online do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, do Presidente do Conselho Nacional do Internato Médico, João Carlos Ribeiro, do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e do médico intensivista, Gustavo Carona.
Este ano foram mais 14 os médicos que escolheram o CHO para realizar o internato médico (1).
O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.
(1) O Internato Médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área de especialização. No primeiro ano, designado por Formação Geral, os médicos passam durante nove meses pelos Serviços hospitalares de Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia Geral. Os restantes três meses são dedicados à especialidade de Medicina Geral e Familiar e à Saúde Pública, nos Centros de Saúde do ACES Oeste Norte e ACES Oeste Sul.
No que respeita à Formação Especializada, pode ter a duração de 4 a 6 anos, dependo da área de especialidade.