Na 4ª feira, 3 de junho, a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) comemorou o seu 1.º aniversário.
Durantes este 1.º ano de atividade a UHD do CHO prestou cuidados de saúde no domicílio de 285 doentes o que permitiu libertar 3.022 dias de internamento convencional no hospital. As suas equipas percorreram ao longo deste ano um total de 90 849 Km pelos concelhos da área de influência do CHOeste.
Segundo os dados revelados pelo CHO “dos 285 doentes assistidos no domicílio, registou-se uma demora média de 10,6 dias no internamento. Verificou-se ainda que 49% eram do género feminino e 51% do género masculino. A média de idades é de 70 anos (doente mais jovem 18 anos e o mais idoso 102 anos)”.
Dos doentes que usufruíram desde serviço 99% classificaram no como “muito satisfeitos” e 1% classificou-o como “satisfeito”.
A área de influência do CHO vai de Mafra até à freguesia de Benedita (concelho de Alcobaça) e conta com duas equipas, uma na Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha e outra na Unidade Hospitalar de Torres Vedras. As equipas, são constituídas por médicos, enfermeiros, uma assistente técnica, uma gestora, uma assistente social, uma farmacêutica, e uma nutricionista, e têm a seu cargo 5 camas cada, traduzindo-se numa lotação total de 10 camas.
O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.