Hoje é Dia da Mãe
Todos os anos, no primeiro domingo do mês de maio, comemora-se em Portugal o Dia da Mãe.
Em Portugal, o Dia da Mãe surge na década de 1950, altura em que a Mocidade Portuguesa Feminina decidiu instituir o dia no nosso país, tendo escolhido o dia 8 de dezembro para o celebrar.
Embora tenha começou por ser celebrado a 8 de dezembro, a data foi alterada na década de 70, para o 1.º domingo de maio em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo.
O Dia da Mãe é celebrado em diferentes países, embora que em dias diferentes. Por exemplo, no Reino Unido é celebrado três semanas antes do domingo de Páscoa, na Austrália, Canadá, Brasil e os Estados Unidos, é comemorado no 2.º domingo do mês de maio e em Espanha, tal como em Portugal, é comemorado no 1.º domingo de maio.
Na China, o dia é celebrado ao 2.º domingo do mês de maio e o cravo é o presente mais popular.
Origem do dia
A origem da criação do Dia da Mãe remonta à antiguidade clássica. Na Grécia Antiga e Roma, a origem desta celebração remonta às comemorações primaveris. Se na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, mãe dos deuses, por seu lado, os romanos, no início de março, homenageavam durante três dias Cibele, a mãe de todos os deuses (tendo as cerimónias em sua homenagem começado a ser celebradas por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo).
O primeiro país a oficializar da data foi os Estados Unidos da América, em 1914. A iniciativa partiu de Annie Jarvis, que depois de perder a sua mãe na Guerra Civil, entrou em depressão. Annie achou que a sua e todas as outras mães americanas mereciam uma homenagem e iniciou uma campanha para instituir a data.