Carnaval de Torres Vedras realiza-se em 2022 com um formato diferente (programa)

Mais um ano em que o Carnaval mais português de Portugal não vai sair à rua no seu formato tradicional.

“Mesmo sem a realização dos tradicionais desfiles carnavalescos que trazem dezenas de milhares de foliões às suas ruas, Torres Vedras não deixa de assinalar a época de Entrudo.

O Carnaval de Torres Vedras tem em 2022 um formato diferente, que apela de forma particular a uma reflexão sobre a sua história e identidade.”, refere a autarquia em comunicado.

O mote do Carnaval de Torres de 2022 é “Cidade Carnaval” e terá o seguinte programa:

Até 2 de março – Monumento ao Carnaval de Torres Vedras
Local: Praça da República

Concebido por Bruno Melo e executado pela empresa torriense Gate 7, o Monumento ao Carnaval de Torres Vedras deste ano presta uma merecida homenagem às figuras locais que têm contribuído para a realização deste evento. Neste monumento não deixa de ser satirizado o panorama político e social nacional, estando representado no mesmo figuras como Gouveia e Melo, Graça Freitas, Marta Temido, António Costa, Ricardo Salgado, José Sócrates, Marcelo Rebelo de Sousa, Joe Berardo, Eduardo Cabrita, André Ventura, Manuel Luís Goucha ou Cristina Ferreira.



20 de março
16h00 – Visita guiada ao Centro de Artes e Criatividade

Visitar o Centro de Artes e Criatividade assume-se como uma incursão no mundo das celebrações carnavalescas, numa viagem que celebra a vida, a sátira, a transformação, a libertação e a transgressão.

Nesta visita proporcionar-se-á um novo olhar sobre a exposição permanente Carnaval: Ritos, Artes e Criatividade, a qual, além de explorar traços comuns, também dá a conhecer a diversidade de carnavais que se realizam um pouco por todo o mundo. A visita inclui, ainda, a passagem pela exposição temporária Carnaval Desenhado.

Informações e inscrições: 261 067 601 | cac.rececao@cm-tvedras.pt

Atividade Gratuita – Lotação: 40



21 de fevereiro a 2 de março – Exposição de fotografia Cidade Carnaval
Local: Avenida 5 de outubro (na praça em frente ao Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras)

Exposição que abordará uma narrativa que os torrienses conhecem melhor do que ninguém: do Corso Escolar à Chegada dos Reis, do concurso de mascarados aos corsos que “inundam” as ruas do centro da Cidade, até ao fatídico Enterro do Entrudo.

São seis dias de folia aguardados ao longo de todo o ano e que agora são revisitados numa exposição de fotografia.

A mesma revisita registos de uma cidade que, todos os anos, fica entregue aos Reis do Carnaval, numa “monarquia” onde quem reina são os foliões.



22 de fevereiro
21h00 – Programa “Cidade Carnaval”
Local: Página de Facebook do Carnaval de Torres Vedras

O Monumento ao Carnaval de Torres Vedras, situado em pleno centro da Cidade, será o pano de fundo de “Cidade Carnaval”, um programa que irá celebrar “o Carnaval mais português de Portugal”.

Figuras marcantes do Carnaval de Torres Vedras e representantes de associações carnavalescas, da Câmara Municipal de Torres Vedras e da empresa municipal Promotorres irão passar pelo programa.

“Cidade Carnaval” promete, ainda, uma série de reportagens sobre “histórias escondidas do Carnaval de Torres Vedras”, que irão surpreender os foliões mais atentos.



24 a 27 de fevereiro – Mural O Carnaval de Nuno Saraiva
Local: EN8 (entre a rotunda São Gonçalo de Lagos e o Centro de Artes e Criatividade)

Mural, da autoria de Nuno Saraiva, que retratará momentos emblemáticos do Carnaval de Torres Vedras.

As ruas e os edifícios da cidade de Torres Vedras serão o pano de fundo desse mural, no qual se poderá observar um desfile de carros alegóricos marcados pela sátira política.

Um mural que levará a uma autêntica viagem no tempo, desde o pós-25 de Abril até à atualidade.



25 de fevereiro
10h00 – O Carnaval para os pequenos foliões
Local: Página de Facebook, Instagram e canal de Youtube do Carnaval de Torres Vedras

O Carnaval para os pequenos foliões é um vídeo que mostra o Carnaval de Torres Vedras pelos olhos das crianças, que têm sempre preparadas as respostas mais insólitas.

Este vídeo conta com a participação da Creche do Povo, da Creche da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e das escolas básicas de Monte Redondo e de São Pedro da Cadeira.

 

18h00 – Minissérie carnavalesca Torres Vedras, Cidade Carnaval
Local: Página de Facebook, Instagram e canal de Youtube do Carnaval de Torres Vedras

“Durante todo o ano, é nas Termas dos Cucos que Suas Majestades, os Reis do Carnaval de Torres Vedras, aguardam o sinal de que está na hora de regressar à “Cidade da Folia”.

Ao aterrar no Aeroporto Internacional de Torres Vedras, esperam ser recebidos, como é habitual, pela fervorosa multidão de foliões.

Mas para seu espanto, não está lá ninguém… Ou quase!

Indignados, Suas Altezas Reais exigem perceber o que andam a fazer os amantes de Carnaval que justifique tal despautério.

A tentar escapar ao “Covídio”, associações carnavalescas, grupos de mascarados e foliões espontâneos adaptam-se às circunstâncias, com a certeza de que irão matar o raio do “bicho”.

A esperança entra pelas portas de uma família tipicamente torriense (onde cabem Ministros & Matrafonas, Lúmbias, Fidalgos, Marias Cachuchas, SacÁdegas e qualquer folião), com o maldito “Covídio” a infetar-se a si mesmo… Atchim!

Será que o amor ao Carnaval é mais forte do que qualquer outro vírus?”.

Uma história com a assinatura da Real Confraria do Carnaval de Torres, protagonizada por e para todos os que fazem o Carnaval de Torres Vedras.



26 de fevereiro
11h00 | 12h00 | 15h00 – Exibição do documentário Matrafonas
Local: Centro de Artes e Criatividade

O documentário Matrafonas lança um olhar sobre este símbolo do Carnaval de Torres Vedras através da perspetiva de diferentes matrafonas, num momento de partilha da forma como vivem e sentem os seis dias de folia por que esperam todo o ano.

Aos testemunhos de diferentes matrafonas junta-se a participação de quem, não sendo matrafona, tem um papel ativo naquilo que é o Carnaval de Torres Vedras: o padre Vítor Melícias, Ana Maria Batalha (maquilhadora da Associação Ministros & Matrafonas), Susana Félix (cantora, atriz e autora do Samba da Matrafona), António Ventura (da Real Confraria do Carnaval de Torres), Ana Almeida (antropóloga) e Isabel Rodrigues (costureira).

Um documentário de Mariana Castelo Branco produzido para a Câmara Municipal de Torres Vedras, com imagens captadas ao longo da preparação e realização do Carnaval de Torres Vedras de 2020.

Duração: 14m06s

Atividade Gratuita – Lotação: 50

16h00 – “Estórias do Carnaval”
Local: Centro de Artes e Criatividade e emissão pela página de Facebook, pelo Instagram e pelo canal de Youtube do Carnaval de Torres Vedras

A tertúlia “Estórias do Carnaval” reunirá personalidades que irão partilhar as suas histórias carnavalescas:

Alfredo Reis (Mima) | Chanceler da Real Confraria do Carnaval de Torres e antiga Rainha do Carnaval de Torres
António Carneiro | Antigo vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras (1983-1997) e antigo presidente da Comissão Organizadora do Carnaval de Torres
Será um momento de comunhão – e quase de preparação do centenário do Carnaval de Torres Vedras, que se assinala em 2023 – feito de histórias com que, certamente, muitos torrienses se irão identificar.

Informações e inscrições: 261 067 601 | cac.rececao@cm-tvedras.pt

Lotação: 50



27 de fevereiro
11h00 | 12h00 | 15h00 | 16h00 – Exibição do documentário Matrafonas
Local: Centro de Artes e Criatividade

18h00 – Minissérie carnavalesca Torres Vedras, Cidade Carnaval
Local: Página de Facebook, Instagram e canal de Youtube do Carnaval de Torres Vedras



1 de março
11h00 | 12h00 – Exibição do documentário Matrafonas
Local: Centro de Artes e Criatividade

18h00 – Minissérie carnavalesca Torres Vedras, Cidade Carnaval
Local: Página de Facebook, Instagram e canal de Youtube do Carnaval de Torres Vedras

Partilhe o Artigo

Leia também