Canguru capturado na rua no concelho de Almada “corre algum perigo de vida”
Esta semana foi notícia a captura de Canguru na Aroeira, no concelho de Almada.
Segundo a câmara de Almada, o animal tinha sido avistado por vários moradores nos últimos dias antes da captura e “estava a causar preocupação na comunidade devido à sua natureza exótica e ao potencial risco de acidentes”.
As autoridades foram acionadas e rapidamente organizaram uma operação de resgate para “garantir a segurança do canguru e da população local”.
A captura foi realizada de “forma tranquila, com o canguru a ser sedado e transportado para uma instalação segura, onde receberá os cuidados necessários”.
Na operação conjunta de resgate do animal estiveram envolvidos a Provedoria dos Animais de Almada, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Proteção Civil de Almada.
De acordo com a Provedoria do Animal de Almada e com o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), o canguru (um wallaby, uma espécie de marsupial nativo do sudeste da Austrália) apresentava algumas feridas, problemas musculares e sinais de desidratação. O animal encontra-se “internado a receber cuidados médico-veterinários, com prognóstico reservado” e “corre algum perigo de vida”. Sendo agora a prioridade a recuperação do animal para depois decidir o seu destino.
O ICNF não tem registos de propriedade do animal e o seu dono pode incorrer em crime de tráfico de animais.
A Provedoria dos Animais de Almada está agora a investigar como o animal chegou à região.
[Imagens: Câmara Municipal de Almada]