Campanha “Taxa Zero ao Volante” regista 876 infrações de condução sob o efeito do álcool
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) realizaram, entre 4 e 10 de fevereiro, uma nova campanha de Segurança Rodoviária “Taxa Zero ao Volante”.
Fiscalização
Durante a operação, que se realizou em Portugal Continental, na regional da Região Autónoma dos Açores e na Região Autónoma da Madeira, foram fiscalizados 4,2 milhões de veículos e registaram-se 26,0 mil infrações, das quais 876 referentes à condução sob o efeito do álcool, sendo que 820 se registaram no Continente e 56 nas Regiões Autónomas.
Sinistralidade
Em termos de sinistralidade, entre os 4 e 10 de fevereiro, registaram-se 2.477 acidentes, dos quais resultaram
- 7 vítimas mortais
- 27 feridos graves
- 684 feridos leves.
As 7 vítimas mortais, todas do género masculino, tinham idades compreendidas entre os 14 e os 69 anos.
Os acidentes com vítimas mortais foram:
- duas colisões (que envolveram três veículos ligeiros e um velocípede)
- quatro despistes (que envolveram quatro veículos ligeiros)
- um atropelamento (que envolveu um veículo ligeiro).
Os acidentes acima descritos ocorreram em quatro arruamentos, uma estrada nacional, uma estrada municipal e um em outra via.
Os acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Braga (1), Coimbra (1), Faro (1), Leiria (1), Santarém (1) e Setúbal (2).
Sensibilização
Durante a campanha foram sensibilizados 349 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:
— Com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l, o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica;
— O consumo de álcool estreita o campo visual, atrasa a capacidade de decidir e de reagir atempadamente e descoordena os movimentos;
— A relação entre o que se bebe e a taxa de álcool no sangue depende de vários fatores: idade, género, peso, altura, metabolismo, os alimentos ingeridos e há quanto tempo se ingeriram. Por isso, é tão importante a “Taxa zero ao volante”.
Esta foi a segunda das 11 campanhas planeadas no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização de 2025. Até ao final do ano, serão realizadas mais nove campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.
[Imagem: ANSR]