A candidatura do PS à autarquia de Torres Vedras escolheu o Centro de Educação Ambiental da câmara, para fazer a apresentação formal do seu programa.
Laura Rodrigues, que se recandidata à presidência do município de Torres Vedras, abriu esta comunicação expondo as linhas gerais da candidatura focando-se nas políticas da coesão territorial, no acesso à habitação, no exercício da inclusão e da solidariedade, no fomento da sustentabilidade e da resiliência do território, nas políticas de salvaguarda da equidade territorial e da igualdade de oportunidades, no acesso à saúde e à educação, no desenvolvimento de políticas de desenvolvimento económico baseadas na inovação e na atração de investimento e finalmente defendeu que a cultura e o património devem ser considerados os pilares da identidade local.
Coube a Ana Umbelino, atual vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras e recandidata ao cargo nas eleições de 26 de setembro, pormenorizar o programa da candidatura, numa longa intervenção, que pareceu ter por objetivo sistematizar e densificar as medidas propostas para os vários setores que a câmara municipal coordena no território.
Também os restantes quatro candidatos à vereação apresentaram as suas visões setoriais para o período autárquico que se aproxima. Francisco Martins focou-se nas políticas de proximidade, na requalificação e na descentralização de competências para as juntas de freguesia. Nelson Aniceto focou-se nas políticas de captação de investimento, na política agrícola e nas redes viárias. Dulcineia Ramos defendeu as políticas da área do turismo e a criação de um bairro académico no centro histórico da cidade. Finalmente, Rui Lopes focou a sua intervenção no desenvolvimento sustentado, no combate às alterações climáticas e no desenvolvimento integrado.
No concreto, deste programa de candidatura destacam-se os seguintes pontos:
- Construir alojamentos temporários e permanentes para cidadãos migrantes
- Avançar para o programa de reabilitação urbana de Arenes
- Criar um programa de residências artísticas
- Modernizar e simplificar o acesso aos serviços municipais
- Criar equipas dedicadas a freguesias e associações
- Criar o Conselho Local de Alimentação Sustentável
- Construir o Parque Aventura Net – Zero em Santa Cruz
- Criar um ecocentro em cada freguesia
- Criar os ecocaminhos de Assenta/Foz do Sizandro e Maxial/Porto Novo
- Impulsionar a criação de uma rede de creches
- Construir as unidades de saúde de São Pedro da Cadeira, Ramalhal e Runa
- Continuar a exigir a criação do novo hospital do oeste
- Projetar a construção do Pavilhão Desportivo Municipal
- Requalificar o Polidesportivo
- Construir faseadamente o Complexo Desportivo Municipal Manuel Marques
- Construir o Campus Escolar do Maxial
- Ativar a marca Torres Vedras
- Desenvolver um projeto de valorização do castelo
- Criar o Voucher Participa
Este é o caderno de encargos com que esta candidatura se apresenta aos eleitores.