A Carris Metropolitana chega aos concelhos de Mafra, Loures, Odivelas, Vila Franca de Xira, Amadora, Oeiras e Sintra no inicio do mês de janeiro, estando a Margem Norte da Área Metropolitana de Lisboa (AML) dividida do seguinte modo:
- Área 1: Amadora, Oeiras e Sintra
- Área 2: Mafra, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira
Os municípios de Cascais e Lisboa contam com operadoras municipalizadas, pelo que apenas terão linhas intermunicipais da Carris Metropolitana.
Assim, no início do novo ano surgirão novas linhas (carreiras) e novos percursos, assegurando a Carris Metropolitana, que o serviço terá “mais horários disponíveis” e “com maior frequência de passagem de linhas”.
Há linhas que deixarão de existir, outras irão continuar a existir e outras que serão agora criadas e em alguns casos, quando se justificar, ocorrerão alteração nos horários.
As paragens na sua maioria permanecerão nas mesmas localizações, mas poderão surgir novas paragens com o objetivo “de melhorar o serviço prestado”.
A Carris Metropolitana disponibilizou, no seu site, um Conversor de Linhas, para poder saber a qual número corresponderá a ou as carreiras que costuma utilizar (área 1 e área 2)
A partir de 1 de janeiro de 2023 passam a existir quatro tipos de linhas, cada uma delas com uma cor diferente:
- Linha Próxima – de cor azul, são linhas locais, de bairro, muitas vezes com percursos circulares que te permitem chegar a serviços numa determinada zona
- Linha Longa – de cor vermelha, são as linhas mais comuns, ligando diferentes pontos dentro de um município ou entre municípios
- Linha Rápida – de cor amarela, são linhas que te permitem ir de forma mais rápida (menos paragens) entre um ponto e outro, geralmente distantes
- Linha Inter-Regional – de cor rosa, são linhas que saem para fora da AML, nomeadamente para a região Oeste (a norte) e para a zona das Vendas Novas (a sul).
Para aceder aos horários da margem norte é preciso visitar às páginas dedicadas à área 1 e área 2, para pesquisar os novos horários das linhas que servem o município onde vive, onde trabalha, onde estuda ou onde quer chegar.
O concelho de Mafra passa a contar com 97 novas linhas/carreiras.
O preço previsto para os bilhetes é de 1,25 euros para o bilhete comprado a bordo e de 85 cêntimos para o bilhete pré-pago na linha local. Os preços dos passes “Navegante” mantêm-se.