Na reunião ordinária da Assembleia Municipal de Mafra que ontem teve lugar, o grupo do PS apresentou uma moção intitulada “Pela revogação do troço de portagens Venda do Pinheiro-Malveira”.
Começando por se focar nos problemas de fluxo de transito com que o concelho se poderá vir a debater, em função das alterações que estarão prestes a ser implementadas no âmbito dos transportes públicos na área metropolitana de Lisboa, o PS defende nesta moção, a abolição das portagens no troço Malveira-Venda do Pinheiro.
Com esta abolição, alcançar-se-iam, segundo aquela força política, os seguintes objetivos.
- Reduzir o tráfego entre a Malveira e a Venda do pinheiro.
- Aumentar a qualidade de vida deste eixo urbano com a diminuição de carros
- Aumentar a qualidade do ar nesta zona
- Aumentar a segurança, de peões que circulam diariamente neste eixo
- Repor um direito que foi retirado aquando da péssima negociação da A21
- Permitir uma melhor gestão dos parques intermodais construídos pelo município
Posta à votação, a moção foi aprovada por unanimidade. À afirmação dos socialistas, segundo a qual, aqueles defendem esta medida há já muito tempo, respondeu o presidente Hélder Silva, afirmando ter já feito proposta semelhante ao Secretário de Estado, embora não tenha ainda obtido resposta.
Assim, e uma vez que a moção aprovada deverá ser remetida “às Instituições responsáveis pela A21”, restará aguardar, para podermos verificar se, estando o PS no governo, terá o PS Mafra a força política suficiente para ver aprovada em Lisboa a substância desta moção que viu ontem ser aprovada em Mafra, por unanimidade.