“Os censos da população e da habitação representam um dos pilares do Sistema Estatístico de um país no que se refere à contagem e caracterização da população e do respetivo parque habitacional, aos níveis nacional, regional e local, produzindo também informações únicas e imprescindíveis para a definição de políticas públicas de desenvolvimento e para a tomada de decisões de investimento pelos sectores público e privado.” UNECE – United Nations Economic Commision for Europe
Os Censos são a forma mais direta de conhecer a população residente, as famílias e o parque habitacional e de ficamos a saber: quantos somos, como somos, onde vivemos, como vivemos.
Os dados dos Censos são fundamentais para identificar, por exemplo:
- O número de escolas, creches, lares de idosos que são necessários
- Onde se devem construir as vias de comunicação, os hospitais, etc.
- Como distribuir os fundos pelas Câmaras Municipais.
Os Censos realizam-se de 10 em 10 anos e 2021 é ano de censos. Dado o atual contexto epidemiológico, a resposta aos Censos 2021 vai ser preferencialmente via Internet, permitindo deste modo uma abordagem fácil, segura e rápida para os cidadãos.
A partir de amanhã, 5 de abril, vai iniciar-se a fase de distribuição das cartas, com os códigos necessários à resposta, em todos os alojamentos do território nacional.
A entrega das cartas será assegurada pelos recenseadores e numa primeira fase, não haverá distribuição de questionários em papel.
Seguindo-se depois a fase da resposta que se iniciará a 19 de abril.
Para responder pela internet:
- Fácil – Aceda a censos2021.ine.pt
- Seguro – Digite o código e a password indicados na carta que recebeu do INE
- Rápido – Responda às questões e quando terminar selecione “Entregar”
Quando a resposta pela Internet não for possível, tem ao seu dispor outras formas de participação nos Censos 2021, nomeadamente:
- Telefone, para grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial;
- Por e-balcão nas Juntas de Freguesia (mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública);
- Por autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores, que cumprirão um rigoroso protocolo de Saúde Pública.
A população deve enviar as suas respostas pela Internet, preferencialmente até dia 3 de maio.
O questionário tem este ano pequenas diferenças, foram introduzidas três novas variáveis e excluídas outras variáveis, pela primeira vez algumas das variáveis estão pré-preenchidas com os dados recolhidos em 2011 (dados que devem ser confirmados ou retificados).
Os cerca de 11.000 recenseadores recrutados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) entrarão em cena a partir de 31 de maio para recolher as respostas que ainda não tenham chegado ao INE. Na realização e tratamento dos dados do Censos 2021 estarão envolvidas cerca de 15.000 pessoas.
Para eventuais esclarecimentos relacionados com os censos está disponível a linha telefónica de apoio: 210 54 20 21P.
A partir de 5 de abril, esteja atento ao seu correio e a partir de 19 de abril responda aos Censos pela internet até dia 3 de maio.