Aquisição de peças para o Palácio de Mafra ascende aos 100 mil euros

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Aquisição de peças para o Palácio de Mafra ascende aos 100 mil euros

 

Foram ontem publicados os relatórios da Comissão para Aquisição de Obras de Arte para os museus e palácios nacionais de 2023 e 2024.

Nestes dois anos foram adquiridas 4 peças para o Real Edifício de Mafra e uma para o futuro Museu Nacional da Música. As peças adquiridas para o Real Edifício de Mafra perfazem um total de 103.749,20 €.

2023

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Cafeteira em prata, produzida por João Frederico Ludovice

Valor: 35.000,00 €
Proponente: Diretor do Palácio Nacional de Mafra
Incorporação: Palácio Nacional de Mafra

 

 

 

 

2024

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Partitura de Missa Grande, de Marcos Portugal

Missa Grande foi expressamente composta por Marcos Portugal (1762-1830), um dos principais e mais prolíferos compositores portugueses do seu tempo, para a Basílica do Palácio de Mafra, destinada aos seus quatro órgãos. A biblioteca do Palácio Nacional de Mafra dispõe de 138 partituras manuscritas (num total de quase 34 mil páginas), 26 das quais de Marcos Portugal. Esta partitura é uma das quatro cópias que deveriam existir, tratando-se de música para quatro órgãos, sendo que o Palácio Nacional de Mafra não dispunha de nenhuma, pelo que vem preencher uma lacuna evidente.
Incorporação: Palácio Nacional de Mafra
Valor:  5.000€

 

 

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Terrina “Olha” com presentoir

Peça raríssima, em prata, apenas se conhecendo mais três exemplares de terrinas “Olha”, sendo a presente a única com o seu presentoir. De origem portuguesa, decoração relevada com animais, flores e folhas, possui marca de ourives atribuível a João Frederico Ludovice (1694-1723). Para além da sua raridade e autenticidade, é um testemunho da excecional qualidade da prataria produzida em Portugal na primeira metade do século XVIII, e uma das raras peças atribuídas a um ourives que foi também o arquiteto do Real Edifício de Mafra, facto que por si só justifica a sua incorporação nas coleções do Palácio Nacional de Mafra.
Incorporação: Palácio Nacional de Mafra
Valor: 32.730,58€

 

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Livro L’imitation de Jésus-Christ

A obra L’imitation de Jésus-Christ: texte latin / suivi de la traduction de P. Corneille; da autoria de Tomás de Kempis, impressa em Paris: Impremerie Impériale [1855], com 872 p. é um importante volume que pertenceu às coleções reais portuguesas. Exemplar nº 9, de uma edição limitada a 103, com a seguinte inscrição impressa: “offert par l’Empereur des Français a Sa Majesté D. Pedro V, Roi du Portugal e des Algarves”. O exemplar apresenta o n.º 28200 no verso da última guarda, provavelmente, o registo de entrada na Biblioteca Real; apresenta ainda o carimbo com o monograma coroado DC, de D. Carlos I e o ex-libris de D. Manuel II.
Incorporação: Palácio Nacional de Mafra
Valor: 3.622,38€

 

 

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Seis sarrusofones

Os seis sarrusofones (soprano, alto, tenor, barítono, baixo e contrabaixo) encontram-se em excelente estado de conservação, faltando no conjunto apenas o sarrusofone barítono para que a família fique completa. O sarrusofone é uma família de instrumentos patenteados e produzidos por Pierre-Louis Gautrot em 1856. O nome do instrumento reporta ao seu idealizador, o maestro de bandas Pierre-Auguste Sarrus (1813-1876). O Museu Nacional de Música não dispunha de um único exemplar de sarrusofone, muito embora este instrumento tenha marcado presença nas bandas portuguesas no final do século XIX e início do século XX. Dada a qualidade das peças, estima-se que pelo menos uma delas integre o renovado circuito expositivo do Museu Nacional da Música, em instalação no Real Edifício de Mafra.
Incorporação: Museu Nacional da Música
Valor: 27.396,24€

 

Sobre a Comissão

A Comissão para Aquisição de Obras de Arte (CAOA) para os Museus e Palácios Nacionais foi criada pelo Ministério da Cultura em 2023, integrada numa política de valorização do Património, entendido como domínio da maior relevância para a compreensão, permanência e construção da identidade nacional e para a democratização da cultura.
A Comissão para a Aquisição de Bens Culturais para os Museus e Palácios Nacionais tem como principal competência propor a aquisição de bens culturais de excecional relevância patrimonial, considerados fundamentais para as coleções dos museus, monumentos e palácios, devendo para o efeito identificar os bens culturais que, fundadamente, devam incorporar as coleções nacionais e analisar propostas de aquisição apresentadas pelos diretores dos museus, monumentos e palácios sob gestão da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E.

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