António Costa irá presidir ao Conselho Europeu
Numa videoconferência realizada esta manhã, em que participaram o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, o chanceler alemão, Olaf Scholz, o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, o presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro holandês cessante, Mark Rutte, obteve-se o acordo político necessário para que António Costa seja o próximo presidente do Conselho Europeu.
Este acordo deverá ser aprovado em definitivo na Cimeira de chefes de Estado e de Governo que se realizará em Bruxelas, nas próximas quinta e sexta-feira.
Para esta nomeação, o ex-primeiro-ministro português conta com o apoio do atual primeiro-ministro português, Luís Montenegro, e de 11 chefes de Governo e de Estado do Partido Popular Europeu (PPE), de países como a Grécia, Croácia, Letónia, Suécia, Áustria, Irlanda, Roménia, Finlândia, Chipre, Polónia e Luxemburgo.
Da reunião terá ainda saído o acordo que permitirá a Ursula von der Leyen manter-se como presidente da Comissão Europeia e a Kaja Kallas , da Estónia, assumir-se como líder do serviço de política externa da comunidade.