Aos 80 anos e com 40 anos de carreira literária, Alice Vieira, escritora e colaboradora do jornal de Mafra desde a primeira hora, é o primeiro autor português a receber o prémio Ibero-americano de Literatura Infantil e Juvenil.
A “grande qualidade literária e diversidade na sua obra” e com um “estilo pessoal que transcende gerações e cultura” foi o que deu a vitória à escritora portuguesa que era um dos 14 autores finalistas provenientes da Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai.
O júri considerou que a escritora “constrói de forma verosímil personagens infantis e juvenis cativantes, com sentimentos profundos e complexos e cheios de nuances“. O júri destacou ainda a sua capacidade de “perceber e interpretar o mundo interior de crianças e adolescentes“, reconhecendo ainda a sua “observação apurada dos pormenores da vida quotidiana“.
Alice Vieira junta-se assim à lista de prestigiados escritores ibero-americanos de literatura infantojuvenil distinguidos por este prémio desde 2005.
O prémio será entregue a Alice Vieira, a 28 de novembro, na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.
Alice Vieira vive atualmente no concelho de Mafra, na Ericeira, e é colaboradora do Jornal de Mafra desde 2014.
[Imagem: Fundação SM]