Mafra, lista das Águas balneares 2024 — Coxos mantém-se “de uso limitado”
Já foi divulgada a identificação das águas balneares costeiras e de transição e das águas balneares interiores, bem como, a duração da respetiva época balnear, para a época balnear de 2024.
Foram também identificadas as praias de banhos, onde é assegurada a presença de nadadores-salvadores, e as praias de uso limitado.
No concelho de Mafra a época balnear irá durar entre 15 de junho e 15 de setembro e estão identificadas como águas balneares costeiras e de transição para a próxima época balnear as praias:
- Algodio ou do Norte
- Baleia ou do Sul
- Coxos
- Foz do Lizandro-Mar
- Porto da Calada
- Ribeira D’ Ilhas
- Ribeira ou dos Pescadores
- S. Lourenço
A Praia dos coxos mantém a classificação de “Praia de uso limitado”.
Uma praia é classificada “de uso limitado” quando, em situação de maré-alta, a maior parte do areal fica ocupada pela área de risco das arribas. A área de risco é aquela que seria afetada por resíduos de rochas ou queda de blocos se houvesse um desmoronamento.
Este ano, a praia da Foz Lizandro (Rio) volta a estar qualificada como praia de banhos nas águas balneares interiores, depois de no ano passado ter ficado de fora à data da publicação da portaria, por não estar assegurada a assistência a banhistas.
A nível nacional, a época balnear de 2024 vai ter 595 praias vigiadas, mais seis do que no ano passado.