Agravamento do estado do tempo em Portugal – Lisboa em aviso amarelo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que a partir da tarde de hoje, 26 de junho, possa ocorrer um “agravamento do estado do tempo em Portugal continental” com a “ocorrência de precipitação por vezes forte, de granizo e acompanhada de trovoada”.
Para a tarde de hoje espera-se a “ocorrência de aguaceiros no interior Norte, que poderão ser acompanhados de trovoada, sendo mais prováveis em zonas de montanha”.
Para amanhã, 27 de junho, a “instabilidade será mais generalizada a partir da tarde” no interior das regiões Norte e Centro, com a precipitação por vezes forte a ser acompanhada de “trovoada, ocasionalmente sob a forma de granizo, e com a possibilidade de localmente ocorrerem rajadas fortes”.
Na 6.ª feira, 28 de junho, a situação estende-se a todo o território, sendo o dia em “que se espera maior severidade”, estando já emitido um aviso amarelo para o Distrito de Lisboa.
A partir do dia 29, sábado, espera-se uma “progressiva melhoria do estado do tempo”, embora ainda se possam registar “ocorrência de precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, mas com menor intensidade que nos dias anteriores”.
No domingo, dia 30, já não se espera que ocorra precipitação.
Quanto às temperaturas, prevê-se “uma descida de temperatura até dia 29”, mas “com uma gradual recuperação a partir do dia 30, acompanhando a melhoria do estado do tempo”.
Para o distrito de Lisboa foi já emitido o seguinte aviso amarelo:
Amarelo — Precipitação
Aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.
Possibilidade de rajadas convectivas.
Válido entre 2024-06-28 00:00:00 e 2024-06-28 09:00:00 (hora UTC)
Amarelo — Trovoada
Frequentes e dispersas.
Válido entre 2024-06-28 00:00:00 e 2024-06-28 09:00:00 (hora UTC)